Feliz Natal com Cristo - Uma Festa de Grande Alegria
Fim de ano é sempre uma correria. Imagino quantos de vocês têm agendado para a próxima semana algumas visitas. Quantos familiares para visitar, quantas pessoas para acertar num encontro de família que vai acontecer para comemorar um feriado. Dentre muitos que nós temos durante o ano é um feriado que parece ser um feriado familiar. Talvez você já tenha há cerca de duas semanas, participado de amigo secreto da empresa e da escola, de festas das crianças na escola, já viu o papai Noel em tudo quanto é lugar. Você que tem filho pequeno deve tê-lo levado para falar com o papai Noel no shopping. É uma alegria no final do ano. Você já deve ter pegado seu décimo terceiro na mão e já sabe que tem que gastá-lo com todos os seus sobrinhos, tios, avós, amigos e assim por diante.
Tudo coisa de fim de ano. Fim de ano é uma correria. Tudo parece ser feito para comprarmos, há novos lançamentos e uma porção de promoções. Aquele dinheiro extra recebido no final do ano quase acaba saindo todo nessas oportunidades. E acontece que no final de ano também existem os enfeites. Estive visitando outras cidades nos últimos dias e por onde passei, no centro das cidades, vi alguma alusão ao natal. O centro comercial fica aberto até tarde e há aquela porção de luzinhas acesas. Tudo é enfeite; tem gente que gasta fortunas para iluminar a sua própria casa.
Parece que Natal, esse feriado familiar, tem a ver com essa correria de fim de ano, fechar metas no trabalho, reunir pessoas para trocar presentes e passar alguns momentos com uma árvore que fica brilhando ou algo assim. Parece que fim de ano nem mais o espírito natalino tem passado perto de nós. Até aquelas famosas figuras religiosas do natal estão ficando raras. Talvez um presépio, um anjo reluzente, mas parece que as ênfases a cada dia que passa não têm mais nada a ver ou com a religião ou com o que realmente importa. As figuras que têm ficado proeminentes no natal são as que vêm da mitologia, do imaginário, talvez o bom velhinho.
É interessante que com novas figuras vêm novas ênfases. Por melhor que seja o bom velhinho, ele só nos ensina a gastar. Enquanto contamos a história do papai Noel para as crianças, gastamos nosso décimo terceiro para fazê-las acreditar que ele passou nas suas casas. Em inglês, até a parte que falava sobre Cristo no Natal foi substituída por um “X”, para que novas ênfases sejam colocadas. E com novas figuras vêm novas ênfases, isto é normal. Começa a deixar de ser normal quando nós cristãos perdemos o foco daquilo que está diante de nós. Quando entramos nesta correria e fazemos desse feriado mais uma oportunidade de exercermos o nosso consumismo, de abraçarmos o nosso capitalismo, trabalharmos com o imaginário das crianças e só.
O Natal é uma festa de grande alegria, não porque os povos se confraternizam nessa ocasião, nem porque as ruas ficam enfeitadas com luzes multicoloridas, nem mesmo porque as famílias se presenteiam ao redor de mesas fartas. A alegria do Natal é um presente de Deus. Emana do céu. Perpetua por todos os dias, desde agora e para sempre. A alegria do Natal não é um sentimento superficial nem uma emoção passageira.
A alegria do Natal é uma pessoa. A alegria do Natal é Jesus. Porque Jesus nos amou e se entregou por nós, fomos reconciliados com Deus, temos paz com Deus e desfrutamos da paz de Deus. Nossos pecados foram cancelados e nosso nome foi escrito no livro da vida.“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança” 1Tm 1.1
Celebramos o Natal com grande alegria porque Jesus é a nossa esperança na vida. O sentido da vida não está nos prazeres, nem no dinheiro; o sentido da vida não está no sexo nem na fama. O mundo e seu glamour não podem dar sentido à sua vida. Há um vazio no seu coração com o formato de Deus e só Jesus pode preencher esse vazio.
Ore:
Deus, tu és a fonte de toda minha satisfação. Meu coração se alegra em ti, pois de tua graciosa mão eu recebi o maior de todos os milagres: a minha salvação. Porque minha esperança está em Ti, busco em tua Palavra direção para uma vida com propósitos. Em nome de Jesus. Amém.
Fonte: Cada Dia, Teologando
Comentários
Postar um comentário