Abrirei um caminho novo no deserto
“Vejam, já comecei! Não percebem? Abrirei um caminho no meio do deserto, farei rios na terra seca.” Isaías 43:19
O que embeleza o deserto é saber que em algum lugar nele está escondida uma fonte!
Em nossa vida, travamos muitos combates - que o diga o ano de 2020. Vivemos em constante luta contra o mal, a tristeza, o pecado e as más inclinações, além dos sentimentos negativos que enchem o nosso coração e nos trazem confusões, dores.
Aquilo que nos confunde, dói e contra o qual nos revoltamos é, muitas vezes, uma transferência do lugar em que não devemos estar para o lugar onde Deus realmente precisa de nós.
Parece que, muitas vezes, tantas derrotas aparentes e experiências injustas nos enriquecem muito mais do que quando nossas expectativas superficiais e muitas vezes banais se cumprem, contanto que estejamos dispostos a aceitá-las e processá-las.
Guiado pelo Espírito na aridez da vida, aprendo a não abrir mão da verdade em amor, da alegria e liberdade interior. As certezas perdidas foram substituídas pela esperança.
A esperança, que nasceu na crise, me ajuda a perseverar em lealdade responsável.
E quanto mais profunda for a nossa crise (e ninguém pode avaliar de fora, com critérios “objetivos”, sua profundeza), mais profunda é a fonte da qual jorra a esperança, que é qualitativamente diferente daquela que havia nos dado a força e a direção de chegar até onde nos encontramos agora: no vale estreito da crise.
A noite escura purifica. Purifica a alma, as motivações, o propósito da vida. Os anseios tornam-se perenes (permanente , eterno) não imediatos.
A ansiedade não tira o problema de amanhã, só impede de alegrar-se hoje.
Como o salmista, aprendo a descansar em Deus:
“Descanse na presença do Senhor e espere com paciência.” (Sl 37:7,8)
O que é descansar em Deus?
. É confiar nEle entregando seus anseios e desafios;
. É ser paciente; conviver com a dificuldade, limitação.
. É ter prazer de estar com Deus; deleitar-se nEle.
. É ser responsável, fazer sua parte com excelência;
. É não viver de fatalismo; nem tudo é culpa do diabo, do outro. Gera comodismo e preguiça. Necessário assumir a vida e celebrar.
. Faça seu melhor em tudo e entrega o controle a Deus.
É na paz, na serenidade que vamos receber a força, a sabedoria de Deus para enfrentar os grandes desafios.
Comentários
Postar um comentário