A tristeza de vocês se transformará em alegria

“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”. Saint-Exúpery


"Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.
A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino.
Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.
Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada."
Joao 16.20-23a

Belíssima essa imagem apresentada por Jesus. No momento em que a criança deve nascer a mulher sofre, grita, geme. Depois aperta a criança junto do coração e chora convulsivamente de imensa alegria.

Morte e vida, sofrimento e alegria. Esta é uma lei da vida. Ninguém cresce de verdade sem esforço, sem trabalho, sem empenho.

O grão de trigo morre para dar fruto.

O estudante vence um concurso privando-se de satisfações pessoais e de prazeres para entrar na aridez de dias e noites de estudo, de pesquisa.

Um casamento não vai para frente quando os esposos não acolhem a diferença, quando não perdoam as limitações.

Todas essas pessoas que acolhem esse negativo da vida, sobretudo no caso dos cristãos quando unem tudo isso no mistério pascal de Cristo, crescem, vivem a alegria da dedicação gratuita, do dom sem busca de compensação ou de recompensa.

O evangelho deste dia descreve essa situação de tristeza. Jesus anuncia sua partida. Não estará mais fisicamente perto dos seus.

O sofrimento, então, é quase uma lei da vida, desde o nascimento. Surge daqui o problema: como pode o sofrimento que, aparentemente é só força negativa e aniquiladora, estar na origem do parto do novo reino?

O sofrimento não é querido em si mesmo, mas torna-se um momento ineliminavel, porque a instalação do reino de Deus se serve deliberadamente do sofrimento se dá sempre numa dialética de luta e de oposição desencadeadas pelas forças do mal.

A vitória, bem o sabemos, é sempre precedida de luta, até luta mortal, e esta não é nunca um inócuo exercício de ginástica, mas agonia e choque de adversários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos