Preparando-se para vencer

A vontade de vencer não é nem de longe tão importante como a vontade de se preparar para vencer.   Bobby Knight

Do nascente ao poente, seja louvado o nome do  Senhor  ! 
Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo. 
Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos.
Aleluia! (Salmos 113:3, 7-9 NVI)


A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez. 
Os olhos do  Senhor   estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. 
O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito. 
A casa do justo contém grande tesouro, mas os rendimentos dos ímpios lhes trazem inquietação. 
O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão. Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa! 
O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal. 
Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos. 
Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. O temor do  Senhor   ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. (Provérbios 15:1-4, 6, 18, 23, 28, 30, 31, 33 NVI)

Reflexão
Um coração sempre agradecido (Sl 113.3) gera satisfação e nos capacita a valorizar o bem que Ele faz àqueles que mais necessitam (vss 7-9).
O sábio é instrumento de paz e sua motivação é o bem-estar do ambiente com o objetivo de fazer comhecido o Amor e vida de Cristo (Pv 15.1,2).
Deus está na expectativa (Pv 15.3) de ver o bem prevalecer sobre o mal, e isso só ocorre se o falar amável fluir de nosso coração. Essa reação é fruto do Espírito (Gl 5.22), consequência de quem imita a Jesus (ora, medita, ama pessoas e suporta suas cargas-Gl 6.2).
Em meio às divergências e conflitos de interesses, o justo "dá resposta apropriada que é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!"(Provérbios 15:23 NVI)
A missão do justo é agir como um profeta, revelando as promessas de Deus e declarando a benção do Senhor aos que crerem (Pv 15.30)
Para desenvolvermos esse estilo vida, semelhante a Jesus, necessário um coração ensinável, disposição e disponibilidade para estar com pessoas melhores que nós, amadurecidos na fé (Pv 15.31).
Então, receberemos do Senhor sabedoria, a humildade e a honra (Pv 15.33).

Aplicação
Preciso tirar meus olhares do meu umbigo e focar na multidão que carece de socorro, porque está aflita e abandonada. Ao ir de encontro ao perdido, servindo-o, verei o quanto sou próspero e abençoado pelo Senhor. Conquistarei um coração agradecido e pronto para servir o mais necessitado.
O servo aprende que só será bem sucedido se semear no Espírito, levando a carga (iracundo, mentiroso, avarento, idólatra,etc) do próximo (Gl 6.2). Essa percepção gera temor e dependência de Deus; recebo dEle "o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,  mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22, 23 NVI).
Assim, cumprirei a lei de Cristo, amar a todos e torná-los Seus discípulos.

Oração
Pai amoroso, quão maravilhoso é conhecer Tua vontade. Compreendo que preciso revestir-me da Tua graça, ser por Ti favorecido, ajudado, pois embora queira obedecer-lhe, não tenho capacidade nem disposição, pois o velho homem, a carne, sempre procura fazer prevalecer o egoísmo, o orgulho, a rebeldia. Tem  misericórdia de mim Pai! Perdoa-me, cura-me e dá-me a graça necessária para fazer Tua vontade. Amém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos