Que teria acontecido se o Senhor Deus não estivesse do nosso lado?

Que teria acontecido se o Senhor Deus não estivesse do nosso lado? Responda, povo de Israel! O nosso socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra. (Salmos 124:1, 8 NTLH)

Ao lermos a história do rei Davi, autor do Salmo 124, somos informados que sua vida foi marcada por frequentes combates a inimigos de todos os lados. Além dos inimigos externos – outros reinos que guerreavam contra ele – podemos citar mais dois. O primeiro foi ele mesmo. Foram várias e graves as culpas em que incorreu, e como lhe custaram caro! O outro foi Saul, seu antecessor no trono. Traiçoeiro, falso, volúvel. Em um momento estimava Davi e o promovia e, logo em seguida, tentava matá-lo.

Davi admitiu sua impotência diante do poder e da força dos inimigos, inclusive do seu próprio gênio. Reconheceu que foi a permanência de Deus ao lado dele e do seu povo que lhe permitiu ter chegado até o momento de escrever o cântico que lemos hoje. Reconheceu também que Deus não somente estava ao seu lado, como também agiu como protetor. No Salmo 103 ele afirma no versículo 3: “É ele que perdoa todos os seus pecados, e cura todas as suas doenças”. Deus o protegeu da fúria dos inimigos. Davi enumera os perigos, desejando ressaltar o poder de Deus. Os inimigos poderiam arrastá-lo no turbilhão das águas e afogá-lo, mas o poder de Deus era maior. Seu poder é tão grande que fez os céus e a terra. Precisa mais?

Podemos ainda enumerar a fidelidade do Senhor. Por duas vezes Davi insiste: “Se o Senhor não estivesse do nosso lado...” Esteve ali, salvando-o das armadilhas.

Minhas palavras não passarão. O que é verdadeiro nunca passa. Os sentimentos passam. As obras e as pessoas também. Aquilo que eu e você fazemos por amor entra na eternidade. A Palavra vivida nesta terra nos direciona para uma realidade que não se acaba mais. É lamentável que muitos vivam somente  para aquilo que passa. Caso você hoje esteja na disposição de amar fazendo o bem, vai perceber no fim do dia que Deus nos permite, já hoje, experimentar gotas de eternidade. O Amor sempre permanece. 

O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. (Lucas 21:33 NTLH)

“Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito” 
At 27.25

Porque Deus permanece o mesmo, podemos confiar nele em meio às mudanças nas estações da vida. Sua presença está sempre conosco (Salmo 46:1), Sua paz tem o poder de guardar os nossos corações (Filipenses 4:7), e o Seu amor oferece segurança para as nossas almas (Romanos 8:39).

Nossa paz não vem das circunstâncias, mas vem de Deus, apesar das circunstâncias.

Ore:
Senhor Deus, a certeza de tua presença comigo traz-me paz e segurança em toda e qualquer situação. Sou muitíssimo grato, pois tua companhia me alegra a alma. Em nome de Jesus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos