São felizes aqueles cuja força está em Deus

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: (Lamentações 3:19-21 NVI)

O profeta Jeremias foi testemunha ocular da invasão de Jerusalém por Nabucodonosor. Ele escreveu suas observações em seu “diário”, o livro das Lamentações. Apesar desses tempos angustiantes, o profeta encontrou esperança no coração de Deus. Ele escreveu: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (3:22-23).

Por várias vezes, podemos experimentar ou testemunhar desastres que se parecem com forças hostis em nossas vidas. Mas estes tempos de dificuldade não são eternos. E, como Jeremias, refletir sobre a fidelidade e provisão de nosso Pai celestial é a esperança que mais nos sustém. As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e a Sua fidelidade é grande!

Num mundo atordoado pelo desespero, Deus nos oferece verdadeira felicidade. O Salmo 84 nos aponta esse caminho. São felizes aqueles que têm comunhão com Deus. “Bem-aventurados aqueles que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente” (v. 4). Habitar na casa de Deus é ter comunhão com aquele que é a fonte de toda a felicidade. 

São felizes aqueles cuja força está em Deus e que, mesmo passando por circunstâncias adversas, mantêm plena confiança nele. “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados” (v. 5). 

São felizes aqueles que não se capitulam nos vales da prova: “O qual passando pelo vale árido...” (v. 6). O homem feliz não é aquele que pisa tapetes aveludados ou caminha por estradas planas, pois mesmo que nossos pés estejam no vale, nosso coração estará no plano. As circunstâncias não determinarão nosso sentimento. São felizes aqueles que transformam as circunstâncias mais adversas da vida em cenários belíssimos de celebração a Deus: “O qual passando pelo vale árido, faz dele um manancial” (v. 6).

Ore:
Senhor todo poderoso, eu confio em ti e creio que ao teu lado sou capaz de caminhar pelos vales mais sombrios da minha vida. Louvado tu és pelo teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

Fonte:
Nosso Andar Diário/Cada Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos