A mensagem de consolo de Deus

"digam-lhe que seus dias de luta acabaram e que seus pecados foram perdoados. Sim, o Senhor a castigou em dobro por todos os seus pecados.”
Isaías 40:2

Tal passagem resume, de modo notável, o que realmente é a mensagem da fé cristã. De acordo com a Bíblia, todos nós, por natureza e até nos tornarmos cristãos e andarmos no Espírito, estaremos em estado de conflito.

O que acontece em seus relacionamentos? E quanto à situação entre vocês e os outros; sim, entre vocês e seus pais, entre vocês, talvez, e o marido ou a esposa? E entre vocês e seus filhos? E quanto à relação entre vocês e pessoas com quem trabalham e entre aquelas com quem vivem e em todas as parcerias da vida? Há paz?

Como não têm nada dentro de si mesmas que lhes permita descansar, buscam algum prazer fora de si. É uma guerra.

O dinheiro não terá êxito em trazer a paz – e nem o intelecto e a compreensão, o conhecimento e a aprendizagem, a educação e a cultura, nem os atos do Parlamento.

Infelicidade e miséria não se limitam a nenhum estrato social.



“Falai ao coração de Jerusalém”. Deus é um Deus de amor, e sabe que, além de nosso coração estar em apuros, vivemos cansados e aborrecidos nessa guerra, exaustos, e gastamos todo nosso dinheiro, foram-se nossos armamentos e estamos derrotados. E o que Deus faz? Fala ao nosso coração, atingindo os aspectos em que estamos mais carentes.

Os falsos profetas dizem: "Agora, veja bem: assuma esta nova filosofia, assuma esta nova moralidade, vire para uma nova página, comece a liderar uma vida diferente”? Temos tentado e falhado. Mas, graças a Deus, essa não é a mensagem do Evangelho.

O Evangelho é o comunicado, a proclamação das mais excepcionais e mais surpreendentes boas-novas que já vieram a este mundo. Qual é a boa-nova? Estão nestes dois versículos, resumidos novamente em duas palavras. Antes de tudo – perdão.

Então, como sairemos dele? Há apenas uma resposta. Precisamos nos acertar com Deus. Tudo ocorreu em razão de agirmos errado com Ele, e a única maneira de nos libertarmos é começar do início, voltando para os aspectos em que falhamos e nos acertando com Deus.

Então, aqui vai a mensagem: Deus fez isso. “Encorajem a Jerusalém”, diz Deus, “pagou por sua iniquidade.” Deus, o próprio Deus que ofendemos, nos oferece perdão, perdão gratuito. Ele não está nos solicitando nada. Simplesmente diz: “Vejam bem, estou perdoando a vocês”.

Eu O ouço dizer: “Está consumado!” (Jo 19:30). O que está consumado? Isto: a iniquidade foi enfrentada. Deus a puniu na Pessoa de Seu Filho Unigênito e está satisfeito; Sua justiça está completamente satisfeita. A morte de Cristo basta. Nossos pecados foram enfrentados, removidos no sangue de Jesus, e é por isso que Deus anuncia perdão e misericórdia.

Paulo apóstolo ainda explica: “onde aumentou o pecado, transbordou a graça” (Rm 5:20b). Deus não só removeu o castigo na morte de Cristo e ofereceu perdão, mas deu infinitamente mais, “de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Ef 1:7b).

A vocês será dada força; será dado poder. Irão descobrir que conseguirão resistir à tentação que sempre os colocou para baixo. Serão capazes de conquistas nos aspectos em que sempre fracassaram, e as bênçãos lhes chegarão em tal medida que quase não poderão contê-las.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos