Apascentai o rebanho de Deus
As palavras de Pedro nesta carta (1 Pe 5,1-4) dirigem-se aos anciãos, aos responsáveis pelas comunidades e recomenda-lhes que sejam testemunhas dos sofrimentos de Cristo. Esta recomendação revela o verdadeiro lugar do poder na Igreja, trata-se do poder no serviço. O mais importante é aquele que serve e servir significa experimentar o lugar de Cristo que sofreu por todos. Na Igreja o poder há de significar dedicação e não domínio ou ganância. O domínio e a ganância ferem a unidade e a comunhão na Igreja, comunidade dos filhos de Deus iguais em dignidade diante de Deus.
O domínio sobre os outros e o aproveitamento da situação de privilégio é uma tentação em qualquer sociedade, grupo ou associação. Por pouco, somos tentados a julgar-nos mais do que os outros e a colocamo-nos acima de todos.
Daí até usufruir de privilégios e aproveitar as situações a nosso favor vai apenas um passo. Pedro nas suas palavras alerta para esse perigo que corremos todos na Igreja, o de servir de má vontade, o querer dominar e a ganância. Estas atitudes estão longe do nosso modelo que é Cristo.
Orar a Palavra
Liberta, Senhor, o meu coração do poder, dos privilégios, dos títulos que seduzem, mas esvaziam. Dos reconhecimentos que obscurecem a mente. Dá-me a humildade para servir a todos, privilegiando não o meu bem-estar, mas os mais pobres, os esquecidos, os despojados dos seus direitos e da sua dignidade. Mostra-me o caminho da cruz, como caminho de libertação de todas as tentações a que a vida me expõe.
Compromisso
Preciso identificar-me com os pobres porque eles são imagem de Cristo
Comentários
Postar um comentário