A ESTRATÉGIA E A MENSAGEM PASTORAL




Uma igreja evangelizadora têm séries regulares de pregações sobre assuntos como família, casamentos, finanças pessoais, liderança... 

Têm ministérios e programas disponíveis para ajudar as pessoas a crescerem na fé. Encoraja bastante o envolvimento em pequenos grupos e desafia as pessoas a encontrarem um lugar para usarem seus dons em serviço.

Nunca reduz intencionalmente o evangelho. Mas as palavras são apenas um fator que molda a mensagem que as pessoas realmente escutam. 

A forma como se faz igreja, o estilo dos cultos, os valores básicos por trás de um ministério - isso comunica um “evangelho” no qual aceitar Jesus era exigido, mas segui-lo era uma opção. A essência da igreja, na verdade, está em atrair mais pessoas e ajudá-las a se decidirem por Cristo. Depois espera-se que elas sejam absorvidas por meio da convivência.

A verdadeira reflexão sobre o evangelho, o que significa pensar com a mente de Cristo, é muito difícil de se encontrar na prática do ministério pastoral. Sem uma sólida reflexão teológica, os pastores são pouco mais que pseudopsicólogos, pseudosociólogos e bons animadores.

Assim, se somam aos inúmeros homens e mulheres que ganham a vida tentando ajudar o próximo a enfrentar as pressões e tensões da vida cotidiana. Mas tudo isso tem pouco a ver com o ministério pastoral. 

O pastor deve pensar, falar e agir em nome de Jesus, que veio libertar a humanidade do poder da morte e abrir o caminho para a vida eterna. Sua tarefa então, é viver e ensinar a andar no Espírito; identificar e anunciar as maneiras em que Jesus está guiando seu povo, através do deserto, para uma nova terra de liberdade.

O "discipulado" atual tem pouco a ver com a formação da mente de Cristo, que não se apegou ao poder mas esvaziou-se a si mesmo e tomou sobre si a forma de um servo. Tudo no nosso mundo competitivo e ambicioso milita contra essa atitude. Somente uma volta as "veredas antigas" onde o Caminho é percorrido por uma via purgativa (purificação) conforme Efésios 4:22; prossegue pela via iluminativa como vemos em Atos 17:28; até alcançar a via unitiva: "Fui crucificado com Cristo; já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Gálatas 2:20. 

Essa é uma igreja formadora de discípulos de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos