Amor incomparável

Ainda existe esperança

Uma das passagens bíblicas mais conhecidas é João 3.16 que sintetiza a essência do Evangelho: “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça mais tenha vida eterna”.

Que mensagem contém esse breve texto para despertar tanto interesse? Ele exalta o assombroso amor de Deus, mas não consegue descreve-lo, simplesmente porque não existem palavras humanas que possam revelar em plenitude o insondável amor do Pai e de Seu Filho Jesus Cristo. Por isso, a passagem citada diz apenas: “Deus amou ao mundo de tal maneira”, com tal profundidade, com tanto desprendimento, com tanta abnegação...
Esse amor teve sua expressão máxima quando Jesus ofereceu Sua vida para nos salvar. Trata-se de um amor ilimitado que alcança a todos por igual e que Jesus revelou desde a manjedoura até a cruz. Com esse amor Ele quer preencher nossa vida. Não poderíamos receber uma benção maior nem um presente mais valioso!

INDESCRITÍVEL

Nossas palavras são demasiadamente pobres para defini-lo. O amor do Senhor foi e continua sendo: inefável, sublime, maravilhoso, inesgotável, terno, imutável, infinito, eterno, excelso, imparcial, imaculado, compassivo, protetor, bonsoso, compreensivo, perdoador, inquebrantável, transformador, acessível, amistoso, delicado, triunfante, ativo, poderoso, criativo, imerecido, paciente, convincente, consolador, confiável, purificador, redentor e até fragrante, já que “perfuma” a vida interior de quem o recebe.
Analise sua vida à luz desses adjetivos, e você compreenderá que Deus tem sido bom com você ao longo dos anos. Foi Seu amor que lhe deu alegria e que o susteve nas horas mais adversas.
Repassemos os adjetivos assinalados, com seu respectivo significado:
1.     Inefável: Um amor que não se pode descrever nem explicar com palavras;
2.     Sublime: De máxima dimensão moral e espiritual;
3.     Maravilhoso: Extraordinário, admirável, assombroso;
4.     Inesgotável: Tão abundante e profundo que não se pode extinguir;
5.     Terno: Suave, doce, refinado;
6.     Imutável: É impossível muda-lo ou diminuí-lo;
7.     Infinito: Sua dimensão não tem fim, porque procede de Deus;
8.     Eterno: Imperecível. Sempre igual no tempo;
9.     Excelso: Não poderia ser mais elevado. Glorioso;
10. Imparcial: Um amor que se manifesta a todos, de idêntica maneira;
11. Imaculado: Puro, sem mancha de imperfeição;
12. Compassivo: Sensível à nossa dor e às nossas necessidades;
13. Protetor: Defende-nos contra todo dano e agressão;
14. Bondoso: Cheio de bondade e consideração, generoso e desprendido;
15. Compreensivo: Um amor que nos compreende e simpatiza conosco.
16. Perdoador: Reconciliador. Apaga e esquece nossos pecados.
17. Inquebrantável: Nada nem ninguém o pode quebrar ou destruir;
18. Transformador: Transforma a vida de quem o abriga em seu coração;
19. Acessível: Não está vedado para ninguém; está ao alcance de todos;
20. Amistoso: Bom, solidário e cordial, porque provém de nosso amigo Jesus;
21. Triunfante: Na luta da vida nos faz triunfantes;
22. Ativo: É Sua obra salvadora e contínua em nosso favor;
23. Poderoso: Este amor dá força à alma e nos outorga o poder de Deus;
24. Criativo: Não cessa de nos brindar com novas formas de bênçãos;
25. Redentor: Graças a esse amor divino, está assegurada nossa eterna salvação.

Não importam as provas que sofremos, o amor de Jesus nos sustentará em todos os momentos. Sua ajuda nos fará fortes e Sua leal companhia nos dará felicidade.

Ao meditar na força espiritual desse amor, Paulo escreveu: “O amor de Cristo nos constrange” (2 Coríntios 5.14), ou, como dizem outras versões, “nos impulsiona”, “nos move”, “nos domina”, “nos controla”.

Em contraste com o egoísmo humano, que submete e arruína, o amor de Cristo nos impulsiona em direção à liberdade, à retidão e ao regozijo da vida; guia-nos para a redenção e nos distancia da destruição.

AMIGO DE PECADORES

Não importa se você se encontra preso no lodo da maldade, vítima do vício escravizador, afligido pelos constantes problemas, desprezado por aqueles que o rodeiam, ou vazio por sua falta de fé, para tudo isso Jesus tem a solução mediante Seu amor compreensivo, perdoador e transformador. Lembre-se: Ele “recebe os pecadores” e os justifica.

O que é pecado? Quando o salmista Davi escreveu: “Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que é mal perante Teus olhos, de maneira que serás tido por justo no Teu falar e puro no Teu julgar” (Salmo 51.4), nos ofereceu uma clássica definição de que o pecado é fundamentalmente um ato de oposição à vontade de Deus. Além disso, a Bíblia afirma que “o pecado é a transgressão da Lei” (1 João 3.4), e o saber fazer o bem e não fazer (Tiago 4.17), e “tudo o que não provém da fé” (Romanos 14.23). Em termos amplos, pecado é qualquer desvio da vontade conhecida de Deus, seja ao descuidar-se do que ordenou explicitamente ou ao fazer o que proibiu especificamente.

Felizmente, o pecado tem solução.  O antídoto contra o pecado e a culpa que ele produz é o perdão (Mateus 6.12), que gera uma consciência limpa e paz mental. Os evangelhos afirmam que Jesus está ansioso para conceder Seu perdão aos pecadores arrependidos, e o poder necessário para mudar nossos pensamentos e nosso estilo de vida.

Assim, como o Filho Pródigo, afligido pela culpa mas de posse do genuíno arrependimento, ao voltar-se para o Pai em busca de reconciliação, foi totalmente perdoado e acolhido em festa como filho (Lucas 15.11-24).

Não importa quanto nos rebelamos contra Deus, nem quão libertina tenha sido nossa conduta, o Pai continua nos amando e oferecendo Seu perdão.

PARA RECORDAR

ü      O maravilhoso amor de Deus pelo mundo foi expresso pela dádiva de Seu Filho amado. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
ü      Jesus, representando o Pai, era amigo dos pecadores, pois veio para salvá-los e transformá-los. “O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19.10).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos