Âncora da alma
“Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura...” Hebreus 6.19ª
Quantas pessoas vivem em meio às suas angústias, almejam paz para o coração atribulado. Talvez seja o jovem de vida irregular que busca com ansiedade melhorar seu mundo interior, ou o adulto que necessita preencher o vazio da alma com um padrão diferente de conduta. Buscam afeto e compreensão para o pesado fardo que suportam.
Como veremos, a verdadeira esperança comunica valor e otimismo, assegura a fortaleza espiritual e aumenta as defesas naturais do organismo. Precisamos de esperança, ainda mais sabendo que o que é sentido no estreito âmbito do coração humano influencia a sociedade e o mundo.
O Mundo hoje
Como está o homem, assim está o mundo: com problemas de toda espécie e sem uma saída certa à vista. O próprio planeta está sendo sacudido por violentos terremotos, devastadores furações, perigosas erupções vulcânicas, arrasadoras inundações e desoladoras secas, além do terrível efeito estufa. A esse quadro soma-se a obra predadora do homem, que contribui com a alteração do equilíbrio ecológico.
O que mais afeta o mundo não são os desastres naturais, e sim as ações contaminadas dos seres humanos, as injustiças cometidas contra os indefesos, o espírito belicoso dos mais fortes, a moral permissiva que arruína milhões de famílias, os vícios que degradam e encurtam a vida, a insegurança que instala o roubo e a morte nas ruas das grandes cidades. Esses são os piores inimigos que dominam a Terra, como resultado do egoísmo e da maldade sem restrição.
As palavras do antigo profeta Isaías poderiam ser aplicadas ao mundo de hoje: “As vossas mãos estão contaminadas, (...) os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade. (...) Pelo que o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode errar” (Isaías 59.3,14). Mas, não importa qual seja a condição espiritual do mundo, uma esperança luminosa paira no horizonte.
Nossa maior esperança
Ao longo da história, a humanidade tem depositado sua confiança em sistemas políticos, para ficar totalmente desencantada, frustrada e sem esperança. Durante séculos, se pensou que a razão e a inteligência humana (sistemas filosóficos) trariam esperança para nosso planeta, mas, em vez de disso, apenas ajudaram a aumentar a crise existencial das pessoas. Em contrapartida, milhões de pessoas nos asseguram que a maior esperança do mundo foi e continua sendo Jesus Cristo. Ele é a fonte de esperança para o planeta e para cada um individualmente.
Além de ser nossa maior esperança, Jesus é também nosso constante Ajudador. Ele pode tirar de nosso coração toda carga, toda dor, toda frustração, todo fracasso. Ele nos alivia o peso da vida e nos enche de renovadas esperanças.
O que aprendo com essa Reflexão?
1) Não importa qual seja a nossa situação, sempre existe esperança. Porém, a esperança deve ser colocada em Deus. “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17.7)
2) A esperança é mais do que uma atitude mental positiva. É o olhar confiante que possibilita ver além da realidade visível. “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como espera?” (Romanos 8.24).
3) A fonte da verdadeira esperança é Jesus Cristo, que nos une a Deus. “Naquela época vocês estavam sem Cristo...sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Efésios 2.12,13).
Comentários
Postar um comentário