Coragem!

“Moisés ouviu, pois, o povo lamentar-se, em cada família, cada um à entrada da sua tenda” (Números 11.10).

A travessia de nossa vida pessoal é longa. Não bastam apenas os arroubos dos primeiros momentos. Há tentações, há o desgaste do tempo, há o cansaço. Os pastores de hoje também precisam carregar o povo ao colo... e o povo reclama de Deus, de suas ausências, de seu silêncio, das provações que ele parece mandar. Há pais de família que não sabem o que fazer, há membros que não sabem onde encontrar ânimo e disposição, há essas lamentações que precisam ser respondidas.

A reação de Deus se deve ao fato de que o povo não escuta sua voz. Aparece o tema do endurecimento do coração. "Ouça, meu povo, as minhas advertências; se tão-somente você me escutasse, ó Israel (Salmo 81.8)!

Estamos diante do tema da incapacidade que o homem têm em ouvir os desejos e compreender os caminhos de Deus porque o coração foi perdendo a sensibilidade. Fazendo a transposição para nossos tempos é possível que vidas particulares revoltadas com Deus e pessoas individualmente aos poucos foram deixando o coração se petrificar e perderam a sensibilidade para os carinhos do Senhor.

As lamentações da primeira leitura se transformam em manifestações de medo no evangelho. Medo do mar encapelado, medo que experimenta Pedro de andar sobre as águas. Jesus dá a entender que falta fé em seus discípulos e essas lamentações provam que não confiam de fato no Mestre. No meio de todas as provações, das tempestades que se levantam em nossa vida pessoal e na comunidade da Igreja está o ressuscitado pedindo que caminhemos sobre as águas. A grande palavra de ordem é esta: Coragem!

Há essa coragem necessária para que casamento se revigore, há a coragem necessária para educar os filhos, coragem fundamental para vencer todas as tentações, para permanecer fiel às promessas feitas, coragem para seguir Jesus até as últimas consequências.

Medite: ‎"Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra" (Isaías 1.19)

ORE: Senhor meu Pai, reconheço que devido meu coração estar obstinado, segui meus próprios planos e hoje colho frutos amargos. Ao ser por Ti despertado através desse deserto, preferi culpar outros do que buscar-Te, compreender-me e ser por Ti curado. Agora ó Deus, iluminado e quebrantado, confesso que pequei (errei o alvo) e peço-Te perdão. Quero honrar meus líderes e ser motivo de alegria para eles. Independentemente dos erros que cometeram comigo. Afasta meus pés de caminhos tortuosos. Em nome de Jesus. Amém.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos