Jovens Sarados

Restauração!

Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, Que andam à mercê de suas idéias frívolas. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento do seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. Vós, porém, não foi por isso que se tornastes discípulos de Cristo, se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,17-22).

Os versículos 17 a 19 fazem uma descrição do mundo que vivemos, da nossa juventude que está com o coração obscurecido, com a inteligência fechada, aquela juventude vestida de preto, de cinza, de marrom escuro, não é só a cor, mas essa filosofia, o pensamento que está por trás disso.

O jovem quer ser sarado, só que não basta essa preocupação com o físico, pois, ao lado dele vemos jovens machucados nos seus relacionamentos, com sua dimensão afetiva estragada. O relacionamento familiar é o melhor reflexo dessa doença afetiva. Mas ela se evidencia também nos relacionamentos amorosos. O namoro de muitos jovens não passa de uma permissão para transar. Falta crescimento, diálogo, partilha.

Como fazer para renunciar a vida passada? Como eu faço para renovar sem cessar os sentimentos da minha alma? É por isso que Deus está convocando a juventude. Pois quando o Espírito Santo quis renovar a igreja, quis renova-la por todos lados.

É esse renovai sem cessar. Renovar sem cessar os sentimentos da vossa alma. Essa cura interior, essa restauração interior. E como é que isso se faz na prática? Efésios 4, 25-32: Por isso, renunciai a mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. O encardido tem uma pedagogia que se faz em três etapas. A primeira etapa: ele sempre nos dá alívio imediato. Segunda etapa: sedução. A primeira etapa é a minhoca, a segunda é o anzol, e a terceira é puxar para fora. O salário do pecado é a morte. Esses três passos do encardido na nossa vida tem um fio condutor que unifica, e chama-se mentira. Você já observou que na raiz de todo pecado está uma mentira, por menor que ela seja. O jovem quando começa a entrar na droga, começa a viver na mentira. O marido quando começa a ser infiel entra na mentira.

Mentir é você manter segredo com o encardido. Por isso que João 8, 32-33: Conheceis a verdade e a verdade vos libertará. Diante do imperador que pergunta o que é a verdade, Jesus se apresenta e diz: “Eu sou a verdade”. E em João 14, 6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ou numa tradução fiel ao originas: “Eu sou o único caminho que verdadeiramente conduz à vida” Todos os outros caminhos conduzem à morte. Renunciai à mentira, às pequenas mentiras. Jovem, quando você começa a entrar no caminho da mentira, você está abrindo uma grande porta para a ação do inimigo.

O jovem pode ser sarado. Aqui entra a dimensão espiritual. Sem essa dimensão é impossível alguém abandonar um vício, um hábito nocivo, por menor que seja. Somente um coração alimentado pela fé verdadeira pode tornar-se coração sarado. A fé vêm pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Assim, o jovem deve persistir na prática de relacionamentos sadios a partir da orientação da igreja local, responsável em criar oportunidades com ambientes de fé, esperança e amor (ágape), onde são desafiados, encorajados, orientados e mentoreados, para que sejam sarados plenamente.

Fonte: Livro Jovens Sarados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos