Recuperar o Projeto de Jesus
Uma sociedade necessitada de salvação
O homem moderno está conquistando resultados positivos no campo da ciência, da tecnologia ou informática, mas não sabe como se libertar do estranho poder do mal, do pragmatismo aniquilador, do vazio de valores... Para não poucos é claro que o ser humano não pode dar a si mesmo a “salvação” que procura.
Estamos abandonando a Deus, mas não conseguimos ser mais humanos, nem mais livres, nem mais felizes. Cresce o número de pessoas que, de modo consciente ou inconsciente, reclamam por algo que não é tecnologia, nem ciência, nem doutrina religiosa, mas uma experiência nova da vida: um caminho para viver de modo mais pleno. O que se esconde no fundo deste anseio? Quem poderá nos indicar o caminho apropriado? Quem poderá nos ensinar a viver de um modo novo?
O pensador catalão Rafael Argullol afirma: “Creio que sob a nossa aparência de fortaleza material e técnica há uma debilidade substancial. A silhueta espiritual do homem está definhando”.
Está aí a raiz desta crise de esperança nas pessoas que parecem ter tudo? O que está acontecendo ao homem de hoje? Onde e como recuperar o entusiasmo e a razão de viver?
No mundo não comanda o homem, mas o dinheiro, convertido em Absoluto. O sistema mais poderoso que dirige nestes momentos a marcha do mundo conduz uma minoria de poderosos a uma riqueza insensata, entretanto a fome segue destruindo a vida de milhões de pessoas indefesas.
“Perdemos o sentido da responsabilidade fraterna”; “A cultura do bem-estar nos torna insensíveis aos gritos dos outros”; “Caímos na globalização da indiferença”
Papa Francisco
O chamado à renovação da Igreja
A Igreja caminha hoje entre luzes e sombras. Na consciência de muitos que abandonaram a Igreja fica a lembrança de um Deus distante e pouco humano em quem já não acreditam nem confiam.
No entanto, a muitos deles não lhes deixa indiferentes a pessoa de Jesus nem a sua mensagem: não há na sociedade atual homens e mulheres aguardando um anúncio novo do Deus vivo encarnado em Jesus como Amigo do ser humano e Salvador de vida?
Principais opções pastorais
A opção de fundo há de ser firme e realista: impulsionar um processo de renovação que nos leve, nos anos vindouros, para um nível de vida cristã mais inspirada e motivada por Jesus, e mais comprometida a colaborar com ele no projeto humanizador do Reino de Deus. Não podemos viver este tempo de modo rotineiro ou estancado. Devemos reagir. Esta opção devemos recordá-la com frequência e tê-la presente em nossos encontros e celebrações para que vá penetrando na consciência da comunidade.
Colocar Jesus no centro da comunidade para fundamentar nossa fé com mais verdade e mais fidelidade em sua pessoa, fonte e origem da Igreja, o único que justifica a presença dela no mundo e a única verdade da qual, a nós seus seguidores, nos é permitido viver.
Comentários
Postar um comentário