Feliz Ano novo!!! Vamos brindar?

E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: “O vinho velho é melhor.” (Lucas 5:39 NTLH)

O Espírito Santo é o vinho novo: a novidade do Espírito traz sabor e traz surpresa! Degustamos esse vinho saboroso e precioso na relação com Jesus Cristo; é impossível conhecer o Espírito e não seguir a Jesus! Não foi à toa que Ele escolheu o pão e o vinho como sinais da doação de Sua vida!

Assim, quem bebe do vinho novo - que é o Espírito - e segue a Jesus, forma comunidade. Porque o vinho do Espírito não é vinho que embriaga no ensimesmamento, mas aquele que alegra e contagia, faz cantar, criando um nós a partir da relação amorosa e solidária.

Quem bebe desse vinho, promove união, partilha, solidariedade, vivência da justiça ...

Para degustar o vinho novo, precisamos pensar na taça em que o beberemos. A taça não é o vinho, mas acrescenta ao seu sabor a sedução do olhar! Temos uma taça própria para saborear o vinho: se ela for fechada, enclausura-o. Se ela não for transparente, esconde sua cor e beleza. Assim também o Espírito: traz luz e transparência no seguimento do Evangelho, denunciando, profeticamente - se preciso for - o enclausuramento do Espírito nas estruturas.

O vinho faz-nos ser nós mesmos; quando o bebemos, tornamo-nos espontâneos, abandonamos nossos mecanismos de defesa, nossas amarras e limitações, nossos medos e anseios, nossas incoerências e acomodações, nossa solidão. Quando nos embebemos do Espírito, experimentamos a autonomia e a liberdade, a graça que nos vem da fé; sentimo-nos protagonistas, valorizando todos e cada um da comunidade. Esse vinho sorvemos da Escritura: Palavra que cria, liberta e salva!

O vinho é único, mas existe uma variedade de cores e sabores! Quem prova o Espírito, abre-se à alteridade (ao diferente), cria unidade a partir de e na afetividade. Sabe que o que nos une é maior do que aquilo que nos divide!

O vinho - de tantas cores e sabores, formas e odores - possui um aspecto que, muitas vezes, não gostamos de sentir: o azedume do vinagre! Esse vinho-vinagre não é ação do Espírito! O vinagre tem aparência de vinho, parece vinho, mas não é vinho! O vinagre é um vinho estragado, um não vinho, que leva quem bebe ao engano! Em meio ao vinho precioso, encontramos também vinagre - aquele da manipulação, do utilitarismo, da dominação do outro, da exploração, do facilitário!

Por fim, perguntamo-nos: podemos estar embriagados estando sóbrios? Agostinho responde que sim! Quem bebe do Espírito, sai de si permanecendo em si, renovando-se interiormente. Ao mesmo tempo, vai em missão, ao encontro do outro, para trazê-lo junto a si, inserí-lo na festa regada pelo vinho e, finalmente, brindar com ele!

Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. (Romanos 8:29 NTLH)

Ir de encontro ao perdido, em missão, requer consciência de sua nova identidade (odre novo) em Cristo - estilo de vida, atitudes e reações em meio às adversidades e desafios, bem como da necessidade do Espírito e da Palavra, de beber o vinho novo, e comer o pão da vida, cotidianamente.

“Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. (Isaías 53:7 NTLH)

Nosso alvo como cristãos é termos a mesma atitude de nosso Senhor Jesus: "ficou calado como um cordeiro"; quando reagiu foi para interceder a favor dos que o maltrataram - "perdoa-os, eles não sabem o que fazem". Precisamos do fruto do Espírito (Gl 5.22).

Muitos hoje passarão o momento da celebração do "novo" de roupas brancas - só tem valor estético. O que precisamos é inaugurar esse novo momento de nossas vidas, puros de coração. Livres de mágoas, ressentimentos, decepções; conosco mesmo e com nosso próximo. Perdoe a si mesmo e ao próximo, recomece! Ame com toda a sua força e entendimento (Mc 12.33).

e disse: — Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. (João 2:10 NTLH)

Há um vinho novo prá nós hoje! Apresente seu "pote de água" ao mestre da cerimônia, coloque sua vida e todos seus problemas diante de Jesus e será surpreendido em 2014. 

Quanto aos desafios a serem enfrentado no novo ano?
Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. (Isaías 41:10 NTLH)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos