É Natal! A esperança é um presente que ele nos dá.

Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. (Lucas 1:7 NVI)

O Natal será difícil para muitos casais que gostariam, mas não conseguem ter filhos; será um tempo de angústia para aqueles que perderam uma pessoa querida e vêem um lugar vazio à mesa.

A Bíblia conta a história de diversos casais que sofreram com o vazio de um lar sem filhos. Abraão e Sara eram idosos e já haviam perdido a esperança de ter filhos. Ana ficou tão transtornada em sua súplica por um filho que o saceerdote Eli pensou que estivesse embriagada. Por que este tema aparece tantas vezes na Bíblia? É um lembrete contínuo de que não temos controle sobre o nosso futuro. Em cada história, Deus intervém e cria um futuro. A esperança é um presente que ele nos dá.

Nos dias que antecederam o nascimento de Cristo, a história se repetiu. Zacarias e Isabel não tinham filhos. Mas também a eles veio uma boa notícia. O que Deus fez antes, faria novamente. Isabel ficaria grávida! Mas a notícia foi tão incrível, que Zacarias não acreditou, e Deus o deixou mudo por um bom tempo.

Um sacerdote mudo e sua mulher grávida: que coisa misteriosa! Quem nunca passou por uma prova de obediência e falhou? Foi o que aconteceu com Zacarias: ele não acreditou na palavra de Deus. Sua pergunta: Como posso ter certeza disso? Foi a mesma feita por Abraão, quando pediu um sinal a Deus. 

Por que Deus escolheu o silêncio? Era um mistério que hoje compreendemos. Basta olhar para os amontoados à frente do templo, esperandol que Zacarias retornasse à escadaria do santuário para pronunciar uma benção sobre eles. Contudo, quando finalmente apareceu, tudo o que aquele sacerdote podia era gesticular com as mãos. 

A benção que o povo deveria receber foi adiada por mais de trinta anos. Ela seria anunciada pelo eterno Sumo Sacerdote, cujo caminho haveria de ser preparado pelo filho de Zacarias. Jesus, também em silêncio, caminharia para o auto-sacrifício no altar do Calvário (Isaías 53:7) e, após triunfar sobre a sepultura, pronunciaria sobre seus discípulos, pouco antes de subir aos céus, a benção adiada por tanto tempo (Lucas 24.50-53):

"Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus ergueu as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria. E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus".

Pense: Natal é Deus intervindo para criar um futuro, porém é necessário o silêncio, esperando o tempo da benção de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos