Desenvolvendo relacionamentos novos, saudáveis e promissores
“Em todo tempo ama o amigo,
e na angústia se faz o irmão.”
Pv 17.17
O amigo verdadeiro é aquele que confronta você com firmeza e o consola com doçura enquanto o falso amigo lisonjeia você pela frente e o critica pelas costas. O amigo verdadeiro está ao seu lado em todo o tempo; o falso amigo aparece ao seu lado apenas na foto das celebrações.
O verdadeiro amigo, aproxima-se de você para oferecer algo; o falso amigo encosta-se em você, como um parasita, apenas para obter algo. O verdadeiro amigo ama em todo o tempo; o falso amigo não ama nunca. O verdadeiro amigo é aquele que chega em sua casa quando todos já se foram; o falso amigo é aquele que se afasta de você na hora da crise.
O amigo genuíno sabe quem você é em Cristo e por isso sempre o encoraja a perseverar. Lhe diz que não é bom trazer ao presente os relacionamentos do passado. Te mostra a importância de uma consciência leve e pura como princípio transformador e sabe de nossa incapacidade de libertar-se daquele passado.
O amigo que age como irmão sabe o que pode ser feito. Ensina-o a olhar para a dor, para a culpa e para o seu próprio medo e no profundo do seu íntimo compreender que aquilo que passou, passou. O encoraja a olhar para si sem medo da vergonha, sem culpa, e lhe convence a olhar para aquilo que ocorreu no passado sabendo que isso não tem que –necessariamente - se repetir.
"Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam." (Hebreus 12:2, 3).
Quando você se recusa a examinar com objetividade o passado; quando se nega a entregar a sua dor a Deus, e insiste morbidamente em viver no passado, sua bagagem emocional só fará aumentar. Não permita que relacionamentos dolorosos do passado venham manipular relacionamentos novos, saudáveis e promissores.
Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.
Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor. (Hebreus 12:14, 28 NTLH)
É no laboratório da família que devemos desenvolver nossas experiências mais profundas acerca da verdadeira amizade.
Fonte: Cada Dia, Encorajamento
Comentários
Postar um comentário