NO CAMINHO DA OBEDIÊNCIA

Lc 5.5- "Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Ou seja, "Olhe, eu não entendi, não concordei, mas porque reconheço sua autoridade, vou obedecer".

Obedecer o que?

A essência de todos os mandamentos é o Amor: “amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e o amar ao próximo como a si mesmo” . Marcos 12:33

Como?

1.    Seja alguém com quem se possa contar. Por toda parte, encontramos pessoas que se sentem sozinhas, vivem desconfiadas e reclamam de que nas horas mais necessárias não têm com quem contar. Não é que sejamos maus e não queiramos ajudar. O fato é que estamos numa cultura em que todos estão ocupados demais cuidando de si mesmos. A melhor parte da vida não está em seus diplomas ou conquistas materiais, mas em sua família e suas amizades. Nem todos os bens do mundo conseguem preencher o vazio deixado pela solidão. Precisamos uns dos outros.

2.    Procure compreender. É natural que procuremos proteger nossas emoções. Alguns procuram esconder suas fraquezas atrás de outras ainda piores: arrogância, indiferença, desconfiança, grosserias. Mas, por baixo de todas essas máscaras, muitas vezes, existe uma pessoa que deseja ser valorizada, compreendida e amada. Tentar entender o outro, de verdade, e colocar-se no lugar dele é um dos maiores investimentos que você pode fazer para conquistar alguém e manter o relacionamento. Ás vezes, tudo o que a pessoa precisa para superar a dificuldade e avançar, é de um ombro para chorar, um braço para se apoiar e um coração que a compreenda. No amor e na amizade, compreender vale mais do que se fazer compreender.

3.    Aceite a pessoa como ela é. Aceitar não é fazer vistas grossas para seus erros nem fingir que seus direitos não existem. É dar a ela um lugar em seu coração. É acolhê-la com amor sem impor como condição que ela mude primeiro para que isso aconteça. É algo simples de fazer, desde que se tenha paciência. Paciente é quem não se deixa dominar pela tristeza. É quem tem coragem de suportar as dores, os incômodos que sente por causa das fraquezas e imaturidades do outro. E tudo com jogo de cintura, sem reclamar. O impaciente perde muito com sua atitude imediatista, porque a vida não é feita de uma sucessão de experiências instantâneas e extraordinárias. A vida avança devagar e com simplicidade.

Se queremos que uma pessoa mude, há três atitudes simples e poderosas ao nosso alcance:

   I.       Seja você o primeiro a mudar (para melhor, é claro. Dê o exemplo);

   II.       Seja acolhedor e compreensivo ao máximo com a outra pessoa;

   III.       Seja gentil. Tenha sempre um sorriso nos lábios.

Faça isso, e mais do que a estima das pessoas, você ganhará o afeto delas. Também terá acesso ao seu coração. É o que você faz com bondade e ternura que comove a alma do outro. Persista em fazer o bem

É no caminho da obediência, reconhecendo a autoridade de Jesus, que somos transformados e nos tornamos pessoas exatamente iguais a Ele. Enquanto não estivermos dispostos a obedecer, continuaremos sendo a mesma pessoa que sempre fomos. É no caminho da obediência que Jesus nos transforma e nos faz pessoas semelhantes a Ele.

Minha oração de hoje é que Deus me ajude a confiar em Jesus o suficiente, para que eu seja capaz de obedecer, mesmo quando não entendo ou não aceito. Convido você a fazer essa mesma oração.

 

Fontes: Talmidim, Como se dar bem com quem você quer bem.

 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos