Devemos viver com discernimento e ser regidos pela sabedoria
"O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão." (Provérbios 13:1)
Quem não escuta conselhos, escutará: "Coitado!". Quem não ouve a voz da repreensão, oferecerá as costas aos açoites. Muitas tragédias ocorrem nas famílias porque os filhos se recusam a escutar os conselhos dos pais. Cabe aos pais inculcar em seus filhos a boa palavra de Deus; cabe aos filhos acolhê-la com mansidão. Cabe aos pais viver na verdade e conduzir seus filhos na vereda da verdade; cabe aos filhos andar por esse caminho.
"De onde vêm todas as guerras e conflitos que assolam o mundo? Vocês acham que acontecem sem razão? As guerras acontecem porque vocês exigem: "é do meu jeito ou nada feito". E para terem o que querem lutam com unhas e dentes. Vocês desejam o que não têm e são capazes de matar para conseguí-lo. Invejam o que é dos outros e chegam a apelar para a violência. Sei que vocês nem têm coragem de pedir a Deus. É claro que não! Vocês sabem que estariam pedindo o que não devem. Vocês são crianças mimadas, cada um querendo as coisas do seu jeito. ”. (Tiago 4:1-3 Mensagem)
Devemos viver com discernimento, regidos pela sabedoria. Devemos buscar as primeiras coisas primeiro: adorando a Deus, amando as pessoas e usando criteriosamente as coisas, em vez de amando coisas, usando as pessoas e nos esquecendo de Deus. Devemos fazer o bem a todos, mas especialmente aos domésticos da fé. Devemos cuidar de nossa família e orar até pelos nossos inimigos. Devemos viver para o inteiro agrado de Deus, frutificando em toda boa obra.
"Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza" (Mt 11.28-30 Mensagem).
Jesus fala com os que se encontram no limite de suas forças e ainda assim não encontraram o que tanto buscam. Sua palavra vai em busca dos que tentam ser perfeitos para agradar a Deus, receber a aprovação de Deus e fazer por merecer o amor de Deus. Percebe-se pelo evangelho que religião é a mecânica pela qual o ser humano tenta agradar a Deus. Religião é o que você tenta fazer para Deus; o evangelho é o que Deus, em Jesus, faz por você. Por isso Jesus nos convida a nos colocarmos debaixo de seu jugo, porque é ali que encontramos descanso. O descanso que Jesus nos dá.
"A verdade é que o amor de Deus é incomparável. E Deus ainda acrescenta: "Eu condeno o coração orgulhoso, mas a minha graça abençoa o coração humilde" (Tiago 4.6 Mensagem).
A perfeição é impossível para nós, mas o amor de Deus, revelado em Jesus, acolhe a cada um de nós, inclusive e apesar de nossas imperfeições.
Fontes: Gotas de paz; Talmidim; A Mensagem-Bíblia versão contemporânea
Comentários
Postar um comentário