A melhor maneira de celebrarmos a Páscoa
Jesus suscita em nós gestos de amor para com nosso próximo. Cuidarmos uns dos outros é a melhor maneira de celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo!
“Se eu não te lavar, não terás parte comigo” (João 13, 8).
Lavar os pés é sinal de serviço, de submissão, de bem-querer. Numa época em que as pessoas caminhavam muito mais do que caminham hoje, ocupar-se dos cuidados dos pés de outra pessoa é querer muito bem ela. É desejar profundamente que o outro siga em frente sua caminhada existencial, que viva sua vida com entusiasmo e paixão.
O grande mandamento no dia de hoje é: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 13, 34).
Não é o amor apenas de sentimentos por quem gostamos, não é o amor de nos voltar com gestos para essa ou aquela pessoa; é o amor concreto, amor atitude, amor decisão, amor ruptura, amor que é capaz de romper com nosso orgulho e com nosso egoísmo. Amor que se envolve em gestos de perdão e de misericórdia. Amor que é cuidado, ternura, que se envolve de gestos mais profundos para com a pessoa do nosso próximo, amor que quebra o nosso orgulho e a nossa autossuficiência e nos leva a servir até as pessoas indesejáveis.
O amor é concreto, é real! Se não temos ainda a capacidade de amar como precisamos, que olhemos hoje para Jesus a fim de que Seus gestos infundam em nós gestos profundos e autênticos de amor, cuidado e ternura para com o nosso próximo!
E é isto que Jesus deseja de nós: que sejamos continuadores de sua obra de paz e de justiça; que não tenhamos medo nem preguiça de nos lavarmos os pés; que deixemos de lado toda a arrogância e nos coloquemos como menores, atentos às necessidades de nossos irmãos e irmãs, sempre dispostos a uma vida de serviço e doação.
Comentários
Postar um comentário