A bondade é como uma semente: precisa de cultivo, rega, cuidado
“Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói” (Cora Coralina).
— Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. (Mateus 6:1 NTLH)
O Pai... te dará a recompensa. Fazer algo só para ser notado e elogiado é sinal de carência. Quem faz por amor faz para a eternidade e fica feliz simplesmente por ter amado. Elogios e reconhecimentos fazem bem, mas é algo que passa rápido. Quem faz as coisas esperando reconhecimento, fica parado nas atitudes dos outros. No final o bem que praticou perde a beleza. No amor verdadeiro fazemos os atos de amor por aquele que é o Amor. “No amor o que vale é amar.”
Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. (Mateus 7:16 NTLH)
Toda árvore boa produz frutos bons... Quais frutos da Palavra que você pode apresentar hoje? É da natureza do bem gerar coisas boas. Você pode até dizer que os frutos estão no seu coração e que Deus vê. Porém, normalmente, a árvore frutífera dá frutos visíveis para todos. Não gaste tempo argumentando sobre o que é amar. O amor em atos concretos produz frutos verdadeiros.
Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está com vocês. (Amós 5:14 NTLH)
Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida. Deixar de fazer o mal é muito bom, mas não é o suficiente para fazer uma pessoa feliz. O fundamental é fazer o bem. Qual é o bem que podemos fazer hoje? Talvez perdoar alguém que nos fez mal, ajudar uma pessoa, doar algo, partilhar. Opções e situações não faltam. O que falta algumas vezes é vontade, coragem ou iniciativa. Fazer o bem depende de nossa sua decisão pessoal. É possível. Você e eu somos sempre capazes de amar.
Existem coisas na vida que estão além de nós e de nossos esforços. É sabedoria acolher o que não pode ser mudado, colocando isso nas mãos de Deus. Existe sabedoria também na ação de semear: lançar as sementes no chão da vida e no chão dos corações… Deus é que faz crescer, e é o amor de Deus que também nos faz crescer… A bondade é como uma semente: precisa de cultivo, rega, cuidado. Aprendamos com Cora Coralina: “eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”.
Um excelente fim de semana.
Comentários
Postar um comentário