Os que conhecem o teu nome confiam em Ti
Há duas grandes esferas de incertezas para todos os seres humanos. A primeira diz respeito ao nosso desconhecimento do futuro e a segunda à realidade que está presente, mas é invisível aos nossos olhos, pois nossa segurança está no presente, não no futuro, e naquilo que vemos, não no que não vemos. Quanto ao futuro, mesmo as previsões meteorológicas oficiais costumam errar, e quanto ao que não podemos ver, nossa formação científica tem nos induzido a adotar uma postura cética com relação a tudo que não pode ser submetido a uma investigação empírica.
Portanto, ficamos chocados quando descobrimos que é exatamente nessas duas esferas de incertezas (o futuro e o invisível) que a fé se especializa e até mesmo floresce! A fé envolve tanto a realidade presente, mas invisível, quanto o futuro que ainda está por vir. Colocado de forma mais simples, a fé é a certeza de que o futuro que antecipamos acontecerá e que o presente que não vemos, mesmo assim é real.
Fé não é sinônimo de credulidade ou superstição. Nem é irracional ou ilógica. Não, fé e razão nunca aparecem como antíteses nas Escrituras. O contraste é entre fé e visão, não entre fé e razão. Ao contrário, “os que conhecem o teu nome confiam em ti” (Sl 9.10). Eles confiam porque conhecem. A fé se origina da credibilidade de seu sujeito, e ninguém é mais confiável que Deus.
Os exemplos citados em Hebreus 11 esclarecem essa questão. Em cada caso, a fé é uma resposta àquilo que Deus disse. Noé construiu a arca porque Deus o alertou sobre o dilúvio. Abraão deixou sua terra e sua parentela porque Deus lhe prometeu um lar alternativo e uma numerosa descendência. Em ambos os casos, a ação foi precedida pela palavra de Deus O mesmo ocorre conosco. Não somos gigantes espirituais como Enoque, Abraão e Moisés. Deus não costuma se dirigir diretamente a nós, mas ele continua falando conosco através das Escrituras. Assim a fé é a nossa resposta à sua Palavra.
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz." (Eclesiastes 3:1, 11 NTLH)
O único momento que temos para viver é agora, o momento presente. Manter a cabeça no passado ou nas preocupações com o futuro é o jeito mais fácil de ser infeliz. Qual é o momento mais importante de sua vida? Agora. Quem é a pessoa mais importante? Quem está ao seu lado neste momento. O que você tem de mais importante para fazer neste momento? Fazer essa pessoa feliz. Faça o melhor no trabalho. Viva bem este momento, a oração, o descanso, as refeições, os compromissos, a convivência, o ano de recuperação... cada coisa deve ser bem vivida ao seu tempo.
Em vez de ser derrotado pelos seus problemas você pode ser energizado pelas possibilidades. Em vez de lutar contra aquilo que você não quer, você pode trabalhar naquilo que você mais almeja.
Fontes: Devocional Diária, Palavra de Vida, Encorajamento
Comentários
Postar um comentário