Começando a enxergar a luz


Nossas vidas são tocadas por muitas luzes diferentes.
A luz do Sol e da Lua. A luz de lâmpadas e luminárias. A luz do fogo, luzes da cidade, luz de vela e de lamparina. Faróis, luzes noturnas, luzes de néon. Luzes fracas e luzes ofuscantes. Luzes que enganam e luzes que confundem.
Todas elas tem uma coisa em comum: no final, apagam-se. Não são confiáveis. Jamais podem ser usadas como a luz principal que iluminará nossas vidas. Há somente uma luz que jamais se apaga. Ela provém de Deus.
Ela é Deus.

A luz de Deus é a verdadeira luz. Ela nos esclarece. Todas as outras luzes confundem. A luz divina revela a verdade. Todas as outras luzes obscurecem a verdade. A luz de Deus nos tira da cegueira e nos ajuda a enxergar de uma forma que nunca conseguimos antes. Ele diz: "Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei" (Is 42:16). A luz de Deus penetra nas trevas, e as trevas não podem prevalecer.

Se não seguirmos a verdadeira luz, estaremos nos encaminhando para as trevas.

Pude reconhecer a luz do Senhor, por causa do contraste das trevas em minha vida. Se a luz fosse mais forte, teria me cegado. No entanto, devido à minha própria escravidão, no início da minha caminhada a luz era fraca, comparada com o que estava por vir.

Daquele dia em diante, caminhei em direção à luz. Houve momentos em que errei o caminho e caí em súbita escuridão; a experiência foi tão chocante e repulsiva que voltei rapidamente para o caminho certo. Quanto mais eu andava na luz do Senhor, mais brilhante ela se tornava, até iluminar cada parte do meu ser.

Ele nos dá medidas de sua presença de acordo com nossa capacidade de receber. Embora sua luz nunca se apague, às vezes fazemos coisas que nos separam da plenitude da sua vida, e que fazem com que pareça que a sua luz se apagou em nossas vidas.

Nosso problema é que quando entramos num momento de escuridão, nem sempre nos damos conta de que temos uma luz dentro de nós, a qual jamais se apaga. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida" (Jo 8:12). Se não compreendermos o significado deste versículo, podemos ficar confusos e começar e duvidar. Vemos as trevas e corremos atrás de uma luz que não é confiável, em vez de abrirmos os olhos para seguir a verdadeira luz que não se extingue.

Tenho eletricidade em minha casa. No entanto, se eu não ligar o interruptor, não terei luz. Tenho Jesus no coração, mas, se não me conectar a ele a cada dia, não verei a sua luz, apesar de ela estar lá.

Portanto, não fique preocupado em saber ou entender o que o futuro lhe reserva. Deus deseja que você creia nele enquanto ele lidera, mesmo que não consiga enxergar claramente o que vem pela frente. Da mesma forma, não fique preocupado em entender plenamente o passado. Somente Deus conhece tudo. Agora você tem a ele. Ele é a sua luz. E isso é tudo o que importa.

Ore:
Senhor, tu és a luz da minha vida. Tu iluminas meu caminho, e eu seguirei para onde quer que tu me dirijas. Guarda-me de ser seduzido pela luz do mundo. Guarda-me de ser enganado pela luz do mal. Protege-me de ficar cego pela luz que confunde. Ajuda-me a sempre identificar as falsificações. Dependo de ti, que levantes a luz da tua face sobre mim (SI 4:6). Obrigado, Senhor, pois tu nunca mudas, e por isso tua luz é constante em minha vida, não importa o que esteja acontecendo ao meu redor. Que a tua luz brilhe por meu intermédio, enquanto ando com a minha mão na tua. Dedico a ti este dia e confio que a luz que me dás é a quantidade que preciso para os passos que devo dar hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos