A Gênese de toda mudança radical


“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. 
(Mateus 22:36-38 NVI)



Jesus não somente descreveu "amar a Deus" como maior mandamento, Ele também disse que este é o "primeiro" (v.38). Esta palavra implica prioridade. Amar a Deus exige darmos a Ele a mais alta prioiridade. Exige primazia sobre quaisquer desejos ou anseios humanos. Este mandamento deve ser a primeira consideração em todas as nossas decisões. Temos que observá-lo no trabalho, em nossos relacionamentos e em toda nossa vida.

Mas guardem fielmente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, deu a vocês, que amem o Senhor, o seu Deus, andem em todos os seus caminhos, obedeçam aos seus mandamentos, apeguem-se a ele e o sirvam de todo o coração e de toda a alma”. (Josué 22:5 NVI)

Como o amor verdadeiro é capaz de transformar vidas, de reacender luzes, de trazer brilho nos olhares… O humano é gerado na experiência mais profunda do amor: é Deus que nos chama e nos sustenta na vida! É Ele que dá essa segurança e essa certeza: somos feitos para amar!


Como agir assim? O que devo fazer para mudar?
Primeiro, entender o que significa amar?
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
(1 Coríntios 13:4-7 NVI)

Em seguida, refletir se os pratico integralmente, identificando comportamentos inadequados e circunstâncias que me deixam vulnerável.

Sabedor que a da vontade de Deus é boa perfeita e agradável e que a prática promoverá  justiça, paz e alegria (cf Rm 14.17), essa busca será prioritária e intensa. Então, será necessário imitar o Senhor (Jo 13.34b) para desenvolver esse padrão de excelência nos relacionamentos.

Portanto, conhecê-Lo é fundamental! Assim, a leitura, reflexão e meditação dos Evangelhos, revelarão Seu caráter através de Sua conduta. Essa prática diária, associada a oração de confissão e rogo, o levarão a ser uma pessoa bondosa, cheia do Espírito Santo e de fé (Atos 11.24). 

Em meio as provas do cotidiano, vigiando e orando, somos transformados de fé em fé.

Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele deve andar como ele andou. (1 João 2:5, 6 NVI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos