VITÓRIA PELO FALAR
“A linguagem é a armadura da mente humana e contém os troféus do seu passado e a arma para suas futuras conquistas.” Samuel Taylor Coleridge.
Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde há leite e mel com fartura, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados. “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. (Deuteronômio 6:3-6 NVI)
“De uma só boca procede bênção e maldição [...]”
Tg 3.10
O seu comportamento é fortemente influenciado pelas coisas que você vê, pensa e fala. As suas palavras, pensamentos e sentimentos estão conectados e afetam uns aos outros e também as suas ações.
Durante o dia ouvimos muitas palavras que não edificam e nos fazem sofrer tanto que desejamos esquecê-las. Em nosso viver, há muitas palavras que deveriam ser descartadas para o nosso bem, mas existem outras que não devem se afastar de nossos corações, como as do texto: “ ... nosso Deus é o único Senhor” (v 4). Também é para nosso bem que a Palavra do Senhor deve ser ouvida – “... assim tudo lhe irá bem...” (v 3).
Para Peter Drucker, o mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito. Como ler o que não foi escrito e escutar o que não foi dito? Somente pelo caminho da sensibilidade é que se pode perceber tais possibilidades, pois a sabedoria não pode ser usurpada pelo poder, mas conquistada pela humildade da alma e pela pureza do coração…
Tenha cuidado ao falar, ao emitir uma palavra: esta pode erguer ou destruir, criar ou matar, criar brilho no olhar ou extinguir a luz… A palavra é poderosa e precisa ser utilizada sempre como uma oportunidade de abrir caminhos, trazer a esperança, encher o coração de luz! Quem assim o faz se torna bem-aventurado, pois se coloca no Caminho de Jesus que é a Palavra (Verbo) de Deus encarnado na nossa vida e na nossa história…
Este é o recado para nossas vidas ainda hoje. Para conhecer a Deus precisamos ter a Palavra interiorizada em nosso ser. Só assim seremos cristãos maduros e teremos êxito na vida. A instrução de Deus é que tenhamos a Palavra no coração para que ela possa dirigir nossas relações e nos ajudar a viver de forma madura e com elevados princípios espirituais.
Ore:
Pai, antes de mudar o que sai de minha boca, preciso fazer uma mudança radical no que há em meu coração. Sozinho não consigo. Ajuda-me, pois, ó Senhor! Em nome de Jesus. Amém.
Comentários
Postar um comentário