Como reagir diante do sofrimento e injustiça?


“Ouvistes que foi dito: 
Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.” 
Mt 5.43

Em nosso meio cristão muitas pessoas continuam cultivando um estilo de vida dominado pelo egoísmo, pela busca de seus interesses pessoais e pela prática do revide e da vingança.

José, porém, lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. (Gênesis 50:19, 20 NVI)

As provações são as escolas para desenvolvimento do caráter. Entretanto, quando pressionados pelas mãos do oleiro somos propensos a afirmar que a vida é injusta ou a buscar uma saída (Jeremias 18.6).

Asafe teve a mesma sensação: "Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional" (Salmos 73:21, 22 NVI). Ele só conseguiu discernir seu erro quando "entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios" (Salmos 73:17 NVI).

Acostumado com as dores das escolhas dos outros, José enfrentou situações complicadas. Porém, as lições que aprendeu vieram daquilo que ele acreditava sobre o coração de Deus (Gênesis 50.20). A questão não é se tempos difíceis virão, mas qual será nossa reação quando chegarem. Jesus disse que a chuva cai sobre os bons e os maus (Mateus 5.45). Portanto, o desafio é buscar a bondade que vem das Suas mãos em meio a qualquer provação que encontrarmos.

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma"  (Tiago 1:2-4 NVI).

Como devemos reagir?
- devemos amar a Deus, demonstrando isso através da nossa obediência (João 14.23).
 - devemos almejar cumprir o propósito de Deus para nossa vida (Romanos 8.28) - nos tornarmos como Seu filho (v.29) para Sua glória (II Coríntios 3.18).
 
À medida que fizermos isso, conheceremos a bondade de Deus nos momentos difíceis, como José veio a conhecer. Cabe a nós decidir se queremos ser praticantes da Palavra de Deus ou simplesmente leitores e ouvintes.

Ore:
Deus de amor, sempre que me sinto injustiçado sou dirigido por sentimentos de vingança. Perdoa-me e transforma-me para que eu ame até os que me ferem. Em nome de Jesus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos