Viver com Deus é um processo constante de exame e purificação
O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16:7 NVI)
Enquanto as pessoas se concentram na aparência externa, Deus vê o coração (I Samuel 16.7). Ele sabe que a verdadeira história da nossa vida desabrocha do nosso interior. Não é tanto o que vemos na superfície. É o que não podemos enxergar abaixo dela que é a parte mais importante.
A Bíblia enfatiza repetidas vezes que um coração espiritualmente saudável é vital. Por todas as suas páginas somos instruídos a buscar, servir e amar a Deus e ao próximo de todo coração (Deut. 4.29; Mt. 18.38). Ela diz que devemos esconder a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele (Sl. 119.11). Ela nos adverte: "um coração enganoso" é o que nos leva a adorar falsos deuses" (Is. 44.20). E nos estimula a "cuidar" com o que pensamos, pois "...a sua vida é dirigida por seus pensamentos" (Pv. 4.23).
"Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!" —Salmo 107:8. O Salmo 107 é uma canção que procura corrigir o pensamento ingrato. O salmista (que muitos pensam ser o rei Davi) faz um apelo aos corações que se esfriaram com ingratidão, repetindo quatro vezes: “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (vv.8,15,21,31). Mesmo nos piores momentos, temos muito a agradecer. Que possamos aprender a agradecer a Deus por Sua bondade conosco!
É prova eloquente de que precisamos ser purificados. Cristo santifica com seu sangue aqueles que creem nele e lhe dedicam sua vida. Ele também deixou o Espírito Santo e a Palavra para dar continuidade ao trabalho de transformação de vidas.
Deixar-se examinar é uma escolha pessoal. Se desejarmos agradar a Deus, nossa mente precisa ser levada continuamente a Cristo, nosso sumo sacerdote, para ser examinada. Viver com Deus é um processo constante de exame e purificação.
Ore:
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23, 24 NVI)
Comentários
Postar um comentário