Caminho de vida
"E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede" (Lucas 5:5 ARC).
"Obedecer é deixar-se carregar pela Palavra de Deus" Ariovaldo Ramos
Deus falou: faça.
. Não importa se você entendeu;
. Não importa se a probabilidade de sucesso é baixa;
. Não importa se as circunstâncias são favoráveis.
Obediência é submeter-se mesmo em condições desfavoráveis:
“Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. (Mateus 14:29 NVI).
Obedecer a Jesus não é uma aposta que fazemos em nossa própria sabedoria, vontade, anseios, acreditando que Deus vai bancar e sustentar tudo o que a gente quiser fazer na vida. Tem gente que acha que fé é acreditar que tudo vai dar certo, e quanto mais intensamente crer, maior a probabilidade de acontecer o que se deseja. Tenho fé que conseguirei este emprego; tenho fé que serei curado, etc. Usa sua vontade e coloca Deus, através de Jesus, a seu serviço, para obter interesses próprios.
Não tem nada a ver com a espiritualidade, com a ética ou mesmo o discipulado de Jesus. A obediência é o segredo do discipulado do Senhor: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7:24 NVI).
Não ande motivado pela própria vontade, anseios, mas em obedecer a Deus. "Todo crente é obediente e só obedece quem crê", Dietrich Bonhoeffer.
O melhor caminho de vida é este: ouvir o projeto, ouvir a proposta, o chamado, ouvir a vontade Deus.
Quando as Escrituras Sagradas falam do discipulado de Jesus, proclamam a libertação do Homem de todos os preceitos humanos, de tudo quanto oprime, sobrecarrega, provoca preocupações e tormentos à consciência. Os seus mandamentos não são penosos (1 Jo 5.3). O mandamento de Jesus jamais pretende destruir a vida, mas a conservar, restaurar e curar.
Somente Jesus Cristo, que nos ordena que o sigamos, sabe onde o caminho conduz. Nós, porém, sabemos que esse caminho será de misericórdia sem limites. O discipulado é alegria.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30 NVI)
Ore: Pai amoroso, concede-nos alegria para levarmos com seriedade o discipulado, dizendo não ao pecado e sim ao pecador. Em nome de Jesus. Amém.
Fontes:
Ed René Kivitz, Dietrich Bonhoeffer.
Comentários
Postar um comentário