Fazer o bem: Praticar e ensinar

Louvarei o Senhor, porque ele me orienta; até durante a noite a minha consciência me adverte. Tenho sempre o Senhor diante dos meus olhos; com ele à minha direita, jamais vacilarei. Por isso, o meu *coração se alegra, a minha alma rejubila e o meu corpo repousa tranquilo. Hás-de mostrar-me o caminho que conduz à vida, saciar-me de alegria na tua presença e de eterna felicidade a teu lado. (SALMOS 16:7-9, 11 BPT09)

Jesus ensinou com sua vida e com sua morte. Quem vive e morre com Ele, experimenta o maior milagre de amor do Evangelho: A ressurreição. Vida, morte e ressurreição de Jesus 
são “espaços” de eternidade também para quem cumpre sua palavra. Quem vive a Palavra aprende do próprio Mestre. Você pode, vivendo a palavra, ser mestre de amor e de eternidade.    

Não tenha cada um em vista o que propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. -Filipenses 2:4

Ao ler Filipenses 2:4 me pergunto: Invisto tempo pensando sobre “os interesses dos outros”? Fico empolgado com o que Deus está fazendo na vida de um amigo e por meio dele, assim omo me empolgo com o que Ele está fazendo em mim e por meio de minha vida? Anseio por ver outros crescerem em graça e encontrarem sucesso, ainda que meus esforços es tenham feito prosperar?
 
Esta é a medida da magnificência, pois somos mais semelhantes a Deus quando nossos próprios pensamentos se perdem ao pensarmos sobre os outros. Paulo expressou-se da melhor maneira: “...considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (2:3). Vivemos deste modo? -DHR

Amai os vosso inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem e caluniam (Mt 5.44). O mal que sai do outro pode nos atingir, mas não deve permanecer em nós. Quem não perdoa multiplica o mal que o outro fez. Amar não é gostar, mas querer e fazer o bem ao outro. Quem vive esta Palavra experimenta Deus agir na sua vida e na de quem fez o mal. lembre-se: As pessoas são sempre melhores que pensamos.

Aprendam a fazer o bem, procurem fazer o que é justo, ajudem os oprimidos, protejam os órfãos e defendam os direitos das viúvas.» (ISAÍAS 1:17 BPT09)

Aprendei a fazer o bem. Temos muitas reações por instinto ou costume. Fazer o bem, para amar, é um aprendizado. Para se realizar “atos de amor” é necessário um exercício constante. No começo parece algo “artificial” porque não estamos acostumados. Amar exige treinamento em atos concretos ( ajudar, repartir, recomeçar, perdoar...).  Fazer algo só quando se tem vontade é comportamento primitivo e instintivo. Quem quer aprender a amar vai além da própria vontade. Jesus na Cruz foi bem além. 

A vida é gratificante se estiver repleta de amor por Deus e pelos outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos