Leva-nos de volta à cruz
Desde a época em que os seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje, eu enviei os meus servos a vocês, os profetas, dia após dia. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, tornaram-se obstinados e foram piores do que os seus antepassados. Portanto, diga a eles: Esta é uma nação que não obedeceu ao Senhor, ao seu Deus, nem aceitou a correção. A verdade foi destruída e desapareceu dos seus lábios. (Jeremias 7:25, 26, 28 NVI)
“Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz duma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso” (Is. 53:1-3).
Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. (Lucas 19:41, 42 NVI)
A cruz fez de Cristo uma pessoa rejeitada. Somente quando vemos nossas próprias chagas e reconhecemos que são elas que desfiguram o corpo de Jesus, é que o abraçamos e, pela fé, o recebemos como o ferido de Deus que nos cura de nossas enfermidades. Como você reage diante da dor, do sofrimento, da injustiça?
…segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. —Tito 3:5
Como cristãos, muitas vezes estamos pedindo o enchimento do Espírito sem nos darmos conta de que não existe, em nosso ser, espaço necessário para sermos cheios. A única maneira de experimentarmos o esvaziamento é por meio da cruz. Não me refiro à conversão, mas à negação de si mesmo, onde o nosso eu morre para dar lugar a Deus em nossas vidas.
O Espírito Santo de Deus nos dá acesso a uma abundante vida espiritual em Cristo. Quando aceitamos Cristo como Senhor, Deus nos lava de nossos pecados e nos renova “…mediante …[o] Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tito 3:5-6). Quando conhecemos a Cristo, o Espírito Santo nos ajuda a experimentar o amor de Deus (Romanos 5:5), compreender a Palavra de Deus (João 14:26), orar (Romanos 8:26) e sermos ricos de esperança (Romanos 15:13).
Hoje, ao pensar sobre seu relacionamento com Deus, lembre-se de que o Espírito é o seu guia para a vida em Cristo (Romanos 8:14).
Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente; (Salmos 26:2 NVI)
Ore:
Pai querido, temos medo da dor, do sofrimento e da morte. Não gostamos de enfrentá-los, muito menos aceitá-los. Fugimos da miséria e da fome, rapidamente nos esquecemos dos enfermos e enlutados, nos afastamos das pessoas endividadas e problemáticas. Livra-nos da ilusão, da fantasia e da mentira. Leva-nos de volta à cruz, permita que contemplemos seu Filho sem desprezá-lo, sem esconder dele nosso rosto e leva-nos a acolher os desprezados do nosso caminho. Amém.
Comentários
Postar um comentário