As coisas deste mundo não podem dar nem tirar essa alegria
"Vocês nunca o viram, mesmo assim o amam. Vocês ainda não o veem, mesmo assim confiam nele - rindo e cantando. E continuam crendo; por isso, vão conseguir o que querem: salvação plena" (1Pe 1.8 MSG).
A vida cristã é uma carreira de fé. Não andamos pelo que vemos, mas pelo que cremos. Amamos aquele a quem não vemos porque nele cremos. Por isso exultamos com alegria indizível (extraordinária, incomum) e cheia de glória. As coisas deste mundo não podem dar nem tirar essa alegria.
Essa alegria é pura e santa, não procede de homem mas de Deus; não vem da terra mas emana do céu. Não é passageira nem superficial. É duradoura e profunda. Coexiste com a dor e muitas vezes é temperada com as lágrimas. Essa é a alegria do Espírito Santo habitando em nós e transformando-nos em um santuário para morada do Altíssimo.
"As palavras que digo não são meros adendos ao seu estilo de vida, como a reforma de uma casa, que resulta em melhora de padrão. Elas são o próprio alicerce, a base de sua vida. Se vocês puserem essas palavras em prática, serão como pedreiros competentes, que constroem sua casa sobre a solidez da rocha. A chuva cai, o rio avança e o vento sopra forte, mas nada derruba aquela construção. Ela está fundamentada na rocha" (Mateus 7.24,25 MSG).
Vida cristã não é um salvo-conduto contra os problemas. Não é uma estufa espiritual nem um parque de diversões. Vida cristã é dura luta, é cruzar desertos quentes e atravessar vales escuros. O salmista, no salmo 84.5 diz: "Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontra os caminhos aplanados, passando pelo vale árido, faz dele um manancial". Há aqui uma diferença entre sentimento e a circunstância.
Os pés estão no vale, mas o coração está no plano. As circunstâncias são de vale, mas os sentimentos não estão nesse vale. Se a nossa força não estiver em Deus, quando nossos pés descerem aos vales áridos, ali estará também o nosso coração. Mas quando nossa força está em Deus, não temos apenas sustentação emocional nas crises, temos também um milagre nas próprias circunstâncias, pois vemos o vale árido se transformando num manancial.
Deus pode mudar seus desertos secos em fontes de vida. Ele pode transformar tragédias em triunfo, choro em alegria, derrotas amargas em vitórias retumbantes.
Fontes: Gotas de paz; Gotas de esperança
Comentários
Postar um comentário