Uma questão de valores - nada ter e possuir tudo
"Pedro, então lhe disse: Nós deixamos tudo para te seguir. O que ganharemos com isso? Jesus respondeu: Sim, vocês têm me seguido. Na recriação do mundo, quando o Filho do Homem reinará gloriosamente, vocês, que tem me seguido, irão governar, começando com as doze tribos de Israel. E não apenas vocês, mas qualquer um que sacrificar o lar, a família, propriedades - qualquer coisa - por minha causa terá tudo de volta, multiplicando cem vezes, sem mencionar o prêmio da vida eterna. Essa é a Grande Inversão: muitos dos primeiros terminando por último, e os últimos terminando primeiro" (Mateus 19.27-30 MSG).
Mais uma conversa impressionante de Jesus, mais uma mostra de que o Reino de Deus é uma questão de valores. Jesus afirma que haverá um momento de regeneração de todas as coisas, quando o Filho do Homem estará assentado em seu trono. Será um momento de virada, em que o mundo onde vivemos será completamente reformulado e o reino de Deus será pleno. Nesse dia, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos. O reino de Deus, portanto, não tem nada a ver com as nossas posses. Tem tudo a ver com nossos valores. Mais precisamente, com aquilo que ocupa nosso coração.
Jesus ainda reverbera sua conversa com o jovem rico que desejava saber o que era preciso fazer para herdar a vida eterna. Apesar de seguir todos os mandamentos, ainda vivia com um vazio na alma. Jesus explicou que uma conduta moral perfeita, ou quase perfeita, não garante a participação no reino de Deus. O reino de Deus não é uma questão de comportamento, mas de paixão, isto é, ou é a razão por que vivemos e morremos, ou é nada.
Jesus adverte que há pessoas com riquezas, mas sem vida. Há pessoas seguindo preceitos morais rígidos, mas ainda mortas. O reino de Deus, no fundo, no fundo, é amor ao próximo. Na caminhada de amor, nós nos desprendemos de tudo e passamos a viver a experiência da partilha, da comunhão. O reino de Deus nos faz enxergar o mundo de forma diferente e, principalmente, viver de forma diferente. Mas a vida diferente nasce de dentro para fora, do coração para o comportamento.
Uma das mais importantes experiências no reino de Deus é o desapego. No caminho do desapego, abrimos mão de tudo e, então, somente então, tomamos posse de tudo. O oposto é verdadeiro: quanto mais nos agarramos ao que temos, deixamos que as coisas se apossem de nós, e então, de fato, não temos nada.
Os talmidim de Jesus sabem que não precisam se apegar a suas riquezas, pois aprenderam que tudo pertence a Deus, e, portanto, tudo está disponível na mesa da comunhão. Os talmidim de Jesus vivem a extraordinária experiência de desfrutar sem possuir: nada ter e possuir tudo.
Fonte: Talmidim, Ed René Kivitz
Comentários
Postar um comentário