O Êxodo - um caminho de transformação
“A massa era sem fermento, pois foram expulsos do Egito com tanta pressa que não tiveram tempo de preparar alimento para a viagem.” Êxodo 12:39
Do Egito não se traz nada. Quem tem a desventura de cair na escravidão não pode esperar trazer as mãos cheias.
As ilusões de uma terra abundante em trigo na qual o José fora governador, que exportava cereais para toda a parte, desfizeram-se em nada. Vêm descalços e sem provisões.
Do pecado sai-se sem nada. As ilusões de ter, de alcançar, de subir, de obter, perdem-se rapidamente ao chegar à realidade.
“Deem graças àquele que guiou seu povo pelo deserto. Seu amor dura para sempre!” Salmos 136:16
O êxodo para casa do Pai também não é lugar de privilégios, é deserto, tempo de silêncio, para voltar ao coração e limpar os pés da lama do Egito. O caminho para o Pai é espaço de desprendimento, renúncia e encontro consigo mesmo.
O caminho do êxodo é tempo para purificar-se, conhecer-se, curar-se, libertar-se e preparar-se. Ao conhecer o Caminho assumimos nova identidade, recebemos um propósito de vida excelente - amar como o Cristo, e de aceitar a graça de Deus que proverá tudo que necessitarmos.
“Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a chama que já está fraca. Por fim, ele fará que a justiça seja vitoriosa.”
(Mateus 12:20)
Devia lhes ensinar o que significava o Messias; não uma força poderosa, a não ser um serviço sacrificial; não um trono, a não ser uma cruz.
Jesus cura a todos na simplicidade e no silêncio porque o reino de Deus acontece no silêncio do encontro de cada homem com Ele. E assim se cumprem as Escrituras:
*Libertar o coração de todos os preconceitos em relação aos outros.*
Muitas vezes sinto o outro como uma ameaça. Porque é melhor, porque faz de outra forma, porque consegue mais resultados, porque atrai mais adeptos ou simplesmente porque revela no seu agir, as minhas fragilidades.
Em vez de assumir, acolher o outro e gerar comunhão construindo juntos, prefiro criar obstáculos, gerar conflito, afastar e eliminar.
Jesus torna-se presente e cura todos os que o seguem de coração livre. Cura deste preconceito, desta agressividade, deste mau sentimento que vê o outro como adversário e inimigo.
O segredo que Jesus nos diz ao ouvido é o da abertura de coração. Abre-te à novidade do Reino que está a gerar-se no silêncio dos corações que se deixam seduzir no encontro com Ele.
Orar a Palavra
É tão difícil, Senhor, com algumas pessoas, pela sua maneira de ser, pela forma como se apresentam, pelas suas atitudes, acolhê-las e assimilá-las no coração reconhecendo-as como irmãos, como dom, como dádiva que vem para enriquecer a nossa vida. Prefiro tantas vezes criar animosidade, indiferença ou mesmo travar uma guerra inútil. Dá-me um coração novo que saiba acolher a novidade.
Comentários
Postar um comentário