Vinde a mim todos vós que estão cansados
Jesus percebe que os homens assumem as responsabilidades da vida como fardos pesados que colocam sobre si próprios e simultaneamente vivem a tentação de atirar fardos para cima dos outros.
São as questões pessoais, as responsabilidades familiares e sociais, o trabalho de cada dia e as dificuldades espirituais.
Tudo é visto como um fardo que impede o homem de ser feliz. Perante essa análise, Jesus, convida os homens a estar com Ele, a procurá-lo e a encontrar nele o alívio, aprendendo a viver sem a ganância que tira a paz e inquieta o coração.
Para termos um bom descanso, para restaurar as energias e forças que gastamos precisamos lembrar que o último sentido da vida não se esgota somente no trabalho, no esforço e na luta. Pelo contrário, se revela a nós na alegria da partilha, na amizade, na convivência com todos. Precisamos enraizar nossa vida em Deus, fonte do verdadeiro e definitivo repouso.
Há um descanso que só se pode encontrar no mistério de Deus acolhido em nosso coração, seguindo os passos de Jesus.
Jesus afirma: "Meu jugo se adapta bem." O que diz é o seguinte: "A vida que lhes dou para que vivam não é uma carga para lhes machucar; sua tarefa, sua vida, está feita a medida para adequar-se a vós."
Envie-nos Deus o que nos envie estará feito para adaptar-se com precisão a nossas necessidades e a nossa capacidade. Deus tem uma tarefa para cada um de nós, que está feita a nossa própria medida.
Jesus diz: "Meu jugo é suave." Como disse um rabino: "Minha carga se converteu em minha canção." Não é que a carga resulte fácil de levar, mas sim nos entrega com amor, e se supõe que terá que levá-la com amor, e este amor faz que até a carga mais pesada resulte ligeira.
Quando recordamos o amor de Deus, quando sabemos que nossa carga consiste em amar a Deus e aos homens, a carga se converte em uma canção.
Há uma velha lenda sobre um homem que encontrou a um menino pequeno carregando a um menino ainda mais pequeno, que era coxo:
"Essa é uma carga muito pesada para ti", disse o homem. "Não é nenhuma carga", respondeu o menino, "é meu irmãozinho." A carga que se dá com amor e se leva com amor sempre resulta leve.
Orar a Palavra
Senhor, mostra-me a paz que vem de ti e faz que a deseje como lugar de descanso e de alívio do peso que faço recair sobre os meus ombros.
Comentários
Postar um comentário