LIDANDO COM AS ADVERSIDADES
O que é a adversidade? Ela é tudo aquilo que sai do nosso controle, nossa expectativa, dos nossos planos, é quando tudo parece ocorrer contra as nossas aspirações.
“Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1.2-4)
O texto bíblico nos mostra que a adversidade pode nos mudar, de várias maneiras, para melhor:
1 - Ela nos torna maIs PERSEVERANTES:
Pessoas imaturas desistem facilmente das coisas.
2 – Ela nos leva TER uma ATITUDE:
A apatia e a imobilidade é uma marca da atual juventude.
3 - Ela Nos AMADURECE nos TORNANDO ÍNTEGROS:
O texto mostra que o resultado final deste processo quando bem aproveitado nos levará a ser pessoas maduras, experimentadas, mais sábias, mais bem preparadas para os dilemas da vida. Também nos tornará pessoas justas, corretas, íntegras, honestas.
PROPOSIÇÃO:
A adversidade nada mais é que uma oportunidade!
REFLEXÃO:
• Você tem lidado com adversidades na vida? • Como você tem lidado com elas?
• Você tem buscado a Deus para resolvê-las?
CONTEXTO:
Nesse texto de abertura da carta podemos observar de cara uma situação contraditória e desafiadora: se alegrar por passar provações.
Viver o ambiente acadêmico, familiar ou profissional é viver a provação todos os dias. Porque então me alegrar com algo que muitas vezes nos tira o sono, nos oprime, nos faz querer trancar a matrícula, pedir demissão, divórcio e chutar o pau da barraca?
A crise revela o nosso caráter. Nunca saímos dela da mesma forma. Por isso, temos que usar a adversidade como uma oportunidade para crescermos, descobrirmos nossos limites e desenvolvermos novas habilidades e dons.
O único caminho para sair desse tipo de sofrimento é identificar o seu propósito (o de Deus). A partir disso, investir para que o propósito se cumpra e aí certamente a tempestade passará e virá a bonança. Quanto mais rápido você fizer isso, mais curto será o caminho no deserto.
Fonte: Richarde Guerra
Comentários
Postar um comentário