As grandes angústias da alma humana

Vocês, orem assim: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. (Mateus 6:9-13 NVI)

Os mestres espirituais sempre ensinaram seus discípulos a orar. A oração de um mestre reflete não apenas a maneira como ele se relaciona com o sagrado e o divino, mas também a síntese de seu ensinamento, seu pensamento sobre Deus e o mundo. A oração do Pai-nosso segue essa tradição. Jesus aborda pelo menos quatro das grandes angústias da alma humana: a falta de sentido, o apelo dos desejos, o peso da culpa e o medo do mal.

A maioria das pessoas se pergunta a respeito do sentido do mundo e da vida. Certa vez, vi uma estranha pichação em um muro: "Olhe ao redor: estranho né?". De fato, o mundo a nossa volta parece sem sentido, como parece sem sentido nossa própria vida dentro desse mundo. Jesus nos diz que o sentido da vida está no reino de Deus. Quando o nome de Deus é santificado e seu reinado se manifesta, então sua vontade é feita tanto na terra como no céu.

O apelo dos desejos exige a satisfação tanto das necessidades do corpo como da alma. Jesus nos ensina a pedir o pão nosso de cada dia, isto é, buscar em Deus a plena saciedade.

O peso da culpa que nos consome revela nosso senso de inadequação e miserabilidade. Jesus nos ensina a suplicar o perdão de Deus. Finalmente o medo do mal e do maligno nos aflige. Jesus nos mostra que é possível encontrar em Deus o refúgio, a vitória sobre a tentação e a condição de enfrentamento da maldade.

A súplica pelo reino de Deus nos ajuda a enxergar o mundo com os olhos de Deus. O pão do céu aquieta o corpo e a alma. O perdão de Deus enche o coração de paz. E a certeza de vitória sobre o mal nos faz caminhar pela vida sem medo. Mais do que um mantra ou uma ladainha a ser repetida, a oração do Pai-nosso é um caminho.

Fonte: Talmidim, Ed René Kivitz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos