Não é a circunstância que faz a pessoa, mas a pessoa que faz a circunstância
Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho (Sl 4.7).
Quando temos a alegria vinda de Cristo e a demonstramos em nosso viver diário – em tudo o que fazemos – as pessoas ao nosso redor podem notar isso facilmente. Tal alegria é como um remédio que atinge as pessoas próximas ao cristão. É o sentimento que J. S. Bach expressou na sua maravilhosa música “Jesus, alegria dos homens”. Ela faz com que as pessoas perguntem “Por que seu rosto brilha?”, muda o comportamento, inspira e transforma o ambiente em que vivemos. É a alegria espiritual produzida pela presença poderosa de Jesus naquele que nele crê, independente da circunstância que se esteja vivendo. – JG
Você se ressente com as dificuldades que estão presentes em sua vida? Por quê? Qual é o benefício que o ressentimento lhe traz? Absolutamente nenhum. Ressentir-se por estar cheio de dificuldades só faz com que o problema se intensifique ainda mais. Por outro lado, encontrar uma maneira de encarar esses problemas com lucidez e determinação fará com que você ganhe uma força altamente positiva em sua vida.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Todos os santos enviam saudações, especialmente os que estão no palácio de César. (Filipenses 4:4, 22 NVI)
Paulo jamais se considerou prisioneiro de César. Tinha convicção que era prisioneiro de Cristo e embaixador em cadeias. Mesmo preso estimulou as igrejas, evangelizou a guarda pretoriana, e ainda escreveu cartas às igrejas de Éfeso, Filipos, Colossos e também a carta a Filemom. Durante os dois anos que Paulo ficou preso em Roma, muitas pessoas que frequentavam o palácio do imperador foram alcançadas pelo evangelho.
Com isso, aprendemos que não é a circunstância que faz a pessoa, mas a pessoa que faz a circunstância. A cadeia se tornou púlpito e a casa de César o campo missionário de Paulo. Aprendemos, também, que não existem vidas irrecuperáveis para Deus. Até mesmo na casa de César, um lugar de maldade e devassidão, pessoas foram salvas.
Mesmo nos momentos difíceis, o cristão é alegre porque sabe que Deus está no controle de tudo. A aliança que Jesus faz conosco é assim: Ele nos oferece perdão dos pecados, paz com Deus e a presença do Espírito Santo. Em troca, tudo o que nos pede é que façamos o bem (Gálatas 6:10), perdoemos como fomos perdoados (Lucas 6:37) e amemos aos outros como Ele nos ama (João 13:34).
O fato é que Deus jamais desperdiça uma dor ou uma situação angustiante. Portanto, é a gratidão que fará com que você cresça em seu caráter e estabilidade diante de situações adversas. Busque uma maneira de exercitar genuinamente sua gratidão em meio às dificuldades, e a realidade da sua vida irá refletir um foco positivo e atraentemente salutar.
…enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos… —Gálatas 6:10
Fontes: Cada Dia, Pão Diário, Encorajamento
Comentários
Postar um comentário