Veja os outros como Deus lhe vê

Rogo-vos […] que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados […] suportando-vos uns aos outros em amor. —Efésios 4:1-2

No livro God in the Dock (Deus no banco dos réus), o autor C. S. Lewis descreve o tipo de pessoa com quem temos dificuldade de conviver. Egoísmo, raiva, ciúme ou outras peculiaridades frequentemente sabotam os nossos relacionamentos. Às vezes pensamos: A vida seria muito mais fácil se não tivéssemos que lutar com pessoas tão difíceis.

Lewis, em seguida, vira o jogo contra nós, ao destacar que estas frustrações são o que Deus tem de suportar conosco todos os dias. Ele escreve: “Você é exatamente este tipo de pessoa. Você também tem um defeito mortal em seu caráter. Todos os planos e esperanças dos outros continuamente naufragam em seu caráter, da mesma forma que os seus planos e esperanças têm naufragado no caráter dos outros.” Esta consciência deveria nos motivar a tentar mostrar a mesma paciência e aceitação que Deus demonstra a nós diariamente.

No livro de Efésios, o apóstolo Paulo nos exorta a nos fortalecermos nos relacionamentos “…com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (4:2). Quem é paciente será capaz de lidar com uma pessoa difícil sem provocar ira e vingança. Em vez disso, ele ou ela será capaz de suportar melhor, demonstrando graça apesar do comportamento irritante.

Há pessoas difíceis em sua vida? Peça a Deus para demonstrar Seu amor por seu intermédio.

Se você acolher as pessoas como elas são já estará ajudando-as a perceber novos horizontes e novas maneiras de viver. Faça o que deve ser feito, com amor, pois este será sempre o diferencial de suas ações. Existe sabedoria em fazer as coisas que estão a nosso alcance, sem esperar elogios ou algo em troca.

Existem coisas na vida que estão além de nós e de nossos esforços. É sabedoria acolher o que não pode ser mudado, colocando isso nas mãos de Deus. Existe sabedoria também na ação de semear: lançar as sementes no chão da vida e no chão dos corações… Deus é que faz crescer, e é o amor de Deus que também nos faz crescer… A bondade é como uma semente: precisa de cultivo, rega, cuidado. Aprendamos com Cora Coralina: “eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”.

Veja os outros como Deus lhe vê.


Fonte: por Dennis Fisher em Pão Diário, Fr Paulo Sergio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos