"Meus amigos amados, continuemos a amar uns aos outros, pois o amor vem da parte de Deus. Quem ama é nascido de Deus e tem um relacionamento real com ele. Quem se recusa a amar não sabe o que mais importa sobre Deus, pois Deus é amor. Vocês não podem conhecê-lo se não amam. Foi assim que Deus demonstrou seu amor por nós: Deus enviou seu único Filho ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele. É desse amor que estamos falando. Não que tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para purificar nossos pecados e consertar os danos que eles causaram em nosso relacionamento com Deus" (1 Jo 4.7-10).
O amor verdadeiro a Deus se apresenta em atos concretos. Amar não é falar bonito, ou ter bons propósitos. Amar não é idéia, nem sentimento. As experiências concretas são bem simples. Podem ser pequenos gestos motivados não só pela educação, mas pela Palavra. Por exemplo: posso lavar pratos motivados pela frase: “amar sempre”. Posso doar algo animado pela frase: “dai e vos será dado”. Posso sorrir para Jesus no outro. Amar não é complicado. Nós é que complicamos.
"Mas nós podemos desfrutar o amor - amar e ser amados, pois primeiro fomos amados; por isso, agora podemos amar. A verdade é que ele nos amou primeiro. Quem nasce de Deus está acima da influência do mundo. O poder que põe o mundo de joelhos é a nossa fé" (1 Jo 4.19;5.4).
Na escritura aquele que diz que ama a Deus, mas não ama o seu irmão, é chamado de mentiroso. A falta de perdão e de amor bloqueia o Amor de Deus em nós. O perdão começa com uma decisão racional e não emocional. É decisão da mente, da inteligência. O sentimento vem depois. O perdão é acompanhado por atos verdadeiros de bondade. Quem ama concretamente consegue perdoar. O perdão é a terapia que nos abre a capacidade de amar a todos.
"Hoje, por favor, ouçam; não fechem os ouvidos como na “revolta amarga”, o tempo de provação no deserto! Portanto, amigos, vigiem seus caminhos. Certifiquem-se de que não haja nenhuma descrença maligna rondando e que possa desviá-los do caminho, afastando-se do Deus vivo. Pois, enquanto ainda é o Hoje de Deus, vigiem um ao outro para que o pecado não os adormeça. Se pudermos manter a firmeza no ponto em que começamos, é o bastante para estar com Cristo por todo o caminho" (Hb 3.7; 12-14)
Uma pessoa negativa, ou que fala mal dos outros, guarda rancor, que briga, ofende, ou não ajuda os outros, não consegue ser feliz. Vamos nos livrar disso. O que faz a pessoa ser feliz é a capacidade de amar. Podemos viver a Palavra sorrindo, arrumando camas, lavando pratos, ouvindo o outro, perdoando, etc. Vamos nos animar vivendo a Palavra e partilhando as experiências.
Comentários
Postar um comentário