VITRINE: fonte de desejos
Para a terceira prova, o Diabo transportou-o até o pico de uma imensa montanha. Tentando ser convincente, mostrou-lhe todos os reinos da terra, com todo o seu fascínio. Então, fez a proposta: “Tudo isso é meu. Basta que você se ajoelhe e me adore, e tudo será seu!” A resposta de Jesus foi curta e direta: “Caia fora, Satanás!”. E mais uma vez recorreu a Deuteronômio para repreendê-lo: "Adore somente ao Senhor seu Deus. Sirva ao Senhor com absoluta inteireza de coração”. Mateus 4.8-10
A terceira tentação tem a ver com os desejos. Lembra o ditado que diz que "o que os olhos não veem o coração não sente". O diabo coloca Jesus diante de uma vitrine, com toda a glória de todos os reinos do mundo, e oferece tudo a ele dizendo: "Se você me adorar eu posso dar tudo isso para você".
Entrar na dimensão do desejo é uma viagem muito perigosa porque nossos desejos são ilimitados. Há muita gente vivendo escravizada pelos desejos. Na verdade, somos ensinados a cada dia a olhar para as vitrines, somos bombardeados com ofertas de coisas na perspectiva de satisfação de nossos desejos. Mas desejos são ilusórios. Oscar Wilde dizia que há duas coisas ruins na vida: a primeira é desejar e não possuir, a segunda é desejar e possuir. Porque quando você não tem, vive a falta e frustração, mas quando tem, experimenta o tédio.
A razão é simples: não são as coisas que enchem esse buraco no coração.
A capacidade de fugir das armadilhas dos desejos, ainda que mais legítimos, e o discernimento de saber que não há nada que o diabo possa oferecer para matar a fome da alma são desafios que colocam os talmidim de Jesus de joelhos diante de Deus.
Fonte: Talmidim, Ed René Kivitz link: http://youtu.be/M6MAhjchxx0
Comentários
Postar um comentário