O confronto entre o Evangelho e as vozes do mundo
Os cristãos enfrentam a adversidade do mundo e o perigo de abandonar a comunidade e diluir-se de novo nos valores corrompidos da sociedade.
Visto assim, percebemos a preocupação de São Lucas por mostrar a doutrina de Jesus em toda a sua força, o confronto entre esta doutrina e as vozes do mundo, a recusa de Jesus por parte dos pagãos, o poder da palavra de Jesus e finalmente a conversão dos resistentes e a admiração da comunidade.
Esta reação tantas vezes intolerante é fruto de uma convicção errada de que já conhecem Jesus, já sabem quem ele é, e até são capazes de dizer que ele é o “Santo de Deus”.
Dominados pelo erro tornam-se duros e incapazes de acolher a verdade e seguir Jesus.
Se anunciarmos a Palavra com um testemunho corajoso no meio do mundo, os homens do nosso tempo também abandonarão o espírito de rejeição e farão a profissão da verdadeira fé no meio da assembleia, ante a admiração de todos os crentes.
Se até os espíritos impuros o reconhecem, como podem alguns dos judeus não reconhecê-lo? Eis o ponto central. A verdade para um cristão é uma pessoa: Jesus. Para caminhar na verdade é preciso buscar esta pessoa e viver na comunhão dos fiéis.
Anunciemos a palavra e veremos coisas maravilhosas como as do evangelho.
Comentários
Postar um comentário