Sonda-me, prova-me, guia-me

“Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração. 
Prova-me e conhece os meus pensamentos.” 
Sl 139.23

A oração nos convida ao relacionamento, nos coloca aos pés do Senhor para buscarmos a sua presença, conversarmos sobre as coisas do coração e sermos por ele sondados. A oração provavelmente mais arriscada em toda a Palavra foi proferida pelo salmista quando clamou: sonda-me, prova-me, guia-me. Nela, ele roga que o Senhor o sonde reconhecendo que não somos capazes de sondar a nós mesmos. Precisamos de Deus para entender nosso próprio coração. O coração humano é enganoso.

O salmista também roga que o Senhor o prove, pedindo que Deus o conduza nos processos dos pensamentos, pois dependemos dele para isso. Sem Deus nossos pensamentos serão canalizados para a obra da carne e não para o fruto do Espírito. Sem Deus nossos planos serão conduzidos para nossa própria satisfação e não para a sua glória. Por fim, ele roga que o Senhor o guie no caminho certo, afirmando que, sem Deus, estamos perdidos. Precisamos de Deus para nos guiar. Esta é uma oração por santidade, vida íntegra e caminhos de obediência. É uma oração que precisamos repetir a cada dia: sonda-me, prova-me, guia-me.

A cada pessoa é imposta perfeita obediência, e a obediência à expressa vontade de Deus nos tornará um com Cristo. Ela nos habilitará a viver nobremente, pois a vida de Cristo, como um servo de Jeová, foi nobre. […] A confiança própria e a independência pecaminosa impedirão muitos de receberem os mais ricos dons de Cristo. […]

Anseie renovar seu coração, enchê-­lo de amor para com tudo que é puro e verdadeiro. Deseje mortificar seu ego e ressuscitá-lo para a novidade de vida nEle. Coloque-se, sem reservas, sob Seu controle. Compreenda o que significa cessar de pecar, o que significa ter um novo coração e trazer consigo a semelhança divina. Ao contemplar a Cristo, o eu será mergulhado em sua insignificância, e você será transformado “de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2Co 3:18) (Youth’s Instructor, 9 de setembro de 1897).


Ore:
Senhor, dedicamos a ti o nosso coração e a nossa vida. Sonda-me, prova-me e guia-me pelo caminho que é teu. Em nome do Cordeiro Jesus, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos