Ciclos de crescimento na vida cristã
“Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
A vida que agora vivo...vivo-a pela fé no filho de Deus... ”
Gl 2. 20
Nosso desafio de vida não é compreender a Cristo, mas viver em Cristo. Para vivermos para Deus é preciso morrer para nós mesmos. Se o motivo maior da nossa existência é glorificar a Deus, nossa carne é uma das maiores barreiras na caminhada. Por estímulo da carne, diversos crentes fazem a coisa certa com a motivação errada.
A vontade de Deus é que nos amemos mutuamente. Livres do poder do pecado, expressamos nossa gratidão na dinâmica do serviço; assim, criamos relacionamentos e vida em comunidade. Esse meio gera partilha, confiança, expectativas diversas. Esse é o primeiro ciclo de crescimento do cristão.
A comunidade é levada a tempos áridos, de escassez de recursos ou afeto (Dt 8.2). A crise gera ruídos de comunicação e surge a contenda e confusão. Os escandâlos são inevitáveis, e promovem decepções, amarguras, afastamento, rompimento. Nesse ciclo, discernimos o estágio de nossa maturidade cristã. É o momento de encontrar um "oásis" em meio ao deserto.
Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas. Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus! Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. (Salmos 43:3-5 NVI)
As pessoas podem aparentar felicidade, mas por dentro sentir-se emocionalmente destruídas. Muitos de nós aprendemos a interpretar o palhaço e a encobrir muitos sofrimentos profundos por tras do nosso senso de humor e espírito brincalhão. Até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza. (Provérbios 14:13 ARC).
Fortalecido no tempo de refrigério, abdico de motivações erradas e renovo minha mente com a vida de Cristo em mim; esqueço das coisas que para traz ficaram e prossigo para o alvo (amar pessoas). Esse é o terceiro ciclo de crescimento; tempo de maturidade na fé.
Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (2 Coríntios 10:5 NVI)
O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. (2 Coríntios 11:3 NVI)
Ore:
Senhor, ensina-me e ajuda-me a morrer para os fúteis desejos e aspirações da carne e, assim, viver apenas para ti. Que Cristo viva em mim. Em nome do Cordeiro Jesus, amém.
Comentários
Postar um comentário