Felicidade se encontra na consciência de uma finalidade
“O homem pode mudar sua vida, mudando seu pensamento” (William James).
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
(Filipenses 4:4-8 NVI)
Rir é uma maneira grandiosa de mostrar alegria, contentamento, gratidão… Rir é apresentar o coração e, porque, não a alma! A pessoa otimista consegue encontrar motivos de alegria e de felicidade até nas coisas pequenas, consegue achar (e sentir) que “a vida pode ser maravilhosa”. Daí que ser alegre é uma dis-posição interna de cada pessoa. É uma busca, é um caminho de vida!
E ser alegre não é fácil: é uma disciplina! Aprendemos que a alegria é conquistada numa busca intensa da vida. Ser alegre, otimista, grato, feliz, brota do nosso desejo de ser assim. Depois do desejo vem o trabalho, a busca, a criação, a criatividade… E é no cotidiano da vida que demonstramos todas essas virtudes e capacidades, pois quem tem um coração feliz tem necessidade de demonstrar e de compartilhar…
Você pode melhorar e mudar seu ânimo somente mudando seu pensamento. Então, pare de pensar no que deu errado ou no que pode dar errado. Renove sua mente trazendo a memória o que pode lhe dar esperança. Reflita sobre a pessoa de Deus, Seu caráter (amoroso, misericordioso, fiel, poderoso, presente, ajudador, etc), seja sempre agradecido lembrando-se que, com a graça de Deus, tudo coopera para o seu bem, e ocupe-se com algo ou alguém que o motive a viver por propósito e não por interesse egoísta.
Como? Nada mais simples: faça alguém feliz! A verdadeira felicidade está além de nós! O mundo diz exatamente o contrário! Diz que feliz é quem é capaz de realizar-se a qualquer custo. Entretanto, experimenta verdadeira felicidade quem consegue encontrar sentido para a vida, dando um pouco de si mesmo para realizar alguém.
A excelência, ser feliz, diferente de estar feliz, não está em atos esporádicos e em ideias brilhantes isoladas. Ela está na prática cotidiana, no esforço repetitivo de melhorar, avaliando e progredindo diariamente. A excelência vai tornando-se um hábito, pois aprendo que devo crescer e melhorar sempre. Então, alegre-se, seja criativo e persevere em suas buscas e ideais…
Aquilo que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação encorajadora, convencida e decidida pelo espírito, ou seja, na paz da alma, no equilíbrio psíquico, na capacidade de aceitar e acolher aquilo que nos inquieta e nos incomoda. Ser feliz, na verdade, é estar sempre na abertura de novos desafios e na gratidão pelas conquistas já alcançadas…
Comentários
Postar um comentário