Transformando vales secos em mananciais
Muitos de nós crucificamos a nós mesmos entre dois ladrões: o arrependimento com o passado e o medo do futuro. Fulton Oursler.
É verdade que há um preço a ser pago pelos erros do passado; isso faz com que as pessoas com muita frequencia adotem a a seguinte atitude: “eu nunca vou sair disso” e isto acaba se transformando numa auto-profecia que também acaba se concretizando.
A verdade é que você pode começar a sair desse lugar agora, neste exato momento, não importa o que tenha acontecido no passado. Você não pode mudar o passado e nem as suas consequencias, mas você pode imediatamente começar a mudar o presente e fazer com que o futuro se torne infinitamente mais brilhante.
As misericórdias do Senhor […] não têm fim; renovam-se cada manhã… —Lamentações 3:22-23
O livro de Lamentações 3 nos lembra de que “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (v.22) e de que Deus é fiel até o fim mesmo quando tudo parece estar desmoronando. Isto significa que em meio à nossa dor, mesmo que tenhamos sido abandonados, não estamos sozinhos. E ainda que não sintamos Sua presença, Ele está ali como nosso companheiro confiável que nunca se afastará ou nos decepcionará!
Quando todos falham, Jesus é nosso amigo mais confiável.
“Restaura, Senhor, a nossa sorte como as torrentes do Neguebe” (Sl 126.4).
Três verdades são destacadas aqui: primeira, as vitórias do passado não são garantias de sucesso hoje. O povo havia se alegrado com o livramento do cativeiro, mas agora, mesmo de volta à sua terra, estava vivendo um tempo de sequidão. Segunda, em tempos de crise precisamos buscar a Deus em oração. A crise nunca impediu a mão de Deus de agir. Os grandes avivamentos nasceram do ventre da crise. Quando reconhecemos nossa sequidão, clamamos pelas torrentes restauradoras de Deus.
Terceira, somente Deus pode mudar a nossa sorte. Somente Deus pode trazer vida num cenário onde a morte mostra sua carranca. Somente Deus pode transformar nossos vales secos em mananciais. Assim como Deus faz brotar torrentes de águas no deserto do Neguebe, também irrompe com vida abundante a partir da sequidão da nossa alma.
Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor. Lamentações 3:40
Fontes: Encorajamento, Cada Dia e Pão Diário
Comentários
Postar um comentário