O sentimento de Cristo é a escolha do amor
Mas ela respondeu: “Não me chamem Noemi, melhor que me chamem de Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga! (Rute 1:20 NVI)
Agora estava só, viúva, pobre e idosa em terra estrangeira.
Sua alma se encheu de amargura. Resolveu trocar de nome para levantar um monumento à sua dor. Noemi significa alegria, mas ela quis ser chamada de Mara, que significa amargura. Mas o destino de Noemi não estava em suas próprias mãos. Deus transformou sua tragédia em triunfo. Mudou a sua sorte. Tirou-a desse poço escuro de desespero e a trouxe para um lugar amplo e ensolarado. Deus a trouxe de volta à sua terra acompanhada de Rute, sua nora.
Deus ainda transforma vales em mananciais, desespero em porta de esperança e tragédias em triunfo. Como?
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2.5-8).
O apóstolo Paulo nos convida para compartilharmos de um sentimento, de uma disposição de coração. Um sentimento de entrega absoluta e incondicional, de renúncia e esvaziamento, humildade e coragem. O amor exige este sentimento. Para amar Deus escolhe a via da não-onipotência, da humilhação e da obediência. O autor de Hebreus nos diz que a salvação veio até nós pela obediência de um homem.
O sentimento de Cristo é a escolha do amor. É este o sentimento que deve também existir em nós. Escolher a via do amor exigirá o esvaziamento, a renúncia, a obediência. A exaltação de Cristo é a glorificação desta escolha.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:4-7 NVI)
Quais são os sentimentos que definem sua relação com o mundo e os homens? São sentimentos de domínio, controle, poder, indiferença, ou sentimentos de amor, renúnicia, entrega e obediência?
Ore:
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23, 24)
Torna-me oh Pai mais semelhante a Cristo, mais parecido com Ele em meu sentimento, afeto e relacionamento.
Fontes: Ultimato, Cada Dia
Comentários
Postar um comentário