É hora de um recompromisso com o alvo original

"Noé andava com Deus.” 
Gn 6.9

Como identificar uma pessoa que anda com Deus? Existe alguma coisa para identificá-la? A resposta é sim. Mas, antes vamos mostrar como era a situação nos dias de Noé. A violência havia se alastrado por todas as camadas sociais. As pessoas feriam umas às outras com o punhal e com as palavras. A injustiça era algo assustador. A justiça era ignorada pelos homens. Além disso, o mundo daqueles dias estava repleto de pessoas desonestas.

Noé era homem justo. O andar com Deus é visto por meio daquilo que fazemos. As pessoas não conseguem ver Deus, mas Deus pode ser visto pela justiça.

"…vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios." —Efésios 5:15

Claramente, com todos os possíveis perigos que vêm em nossa direção ao escalarmos pela vida, é imprescindível darmos cada passo com Jesus sábia e cautelosamente. O tolo, diz a passagem, vive negligentemente; o sábio vigia cada passo para que não tropece ou caia.

Nosso objetivo em sermos “…imitadores de Deus…” (v.1) é alcançado, Paulo diz, ao caminharmos cuidadosamente em amor (vv.2,15). Por meio da orientação do Espírito Santo, podemos caminhar de modo que honre a Deus.

Porém se enfrentar uma derrota, você pode fazer deste incidente algo ainda pior ao se martirizar sobre o evento ocorrido. Ou, você pode usar este momento como uma inspiração, pois quebrantado pelo sofrimento, humilhação, discernir, mudar, buscar a graça e misericórdia de Deus  e retomar sua jornada triunfante, vivendo cada vez mais movido por fé (princípios e valores do reino de Deus) e não pelas circuntâncias, experimentando um novo e vivo caminho.

"Arranque o pecado e lançe fora." (Mt 5.27-32) É uma palavra dura, exigente. É para cortar: olhar malicioso, linguagem obscena, música que não constrói, conversa de “homem velho”, desejar as coisas dos outros, fazer fofoca, preguiça, desobediência... a lista é grande. Vamos cortar com tudo isto? Mesmo aquilo que é da natureza do ser humano pode ser purificado. Uma boa confissão dos pecados ajuda muito. 

"De acordo com a ordem do Senhor, eles acampavam ou começavam a caminhar. Os israelitas faziam isso obedecendo ao que o Senhor ordenava por meio de Moisés." (Números 9:23 NTLH)

No momento que você se dá conta de que saiu da trilha, use esta consciência como um sinal motivador. Use-o como um comando de que é hora de um recompromisso com o alvo original e volte para a trilha anterior. Óbvio, foi uma lástima que você temporariamente tenha se perdido em seu caminho; mas não há nenhuma razão para acrescentar mais infortúnio a esta experiência. 

Ao confiarmos a direção de nossa vida a Deus, os nossos pés andarão por Seus caminhos.



Fonte: Cada Dia, Pão Diário


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESFORÇAI-VOS E ELE FORTALECERÁ SEU CORAÇÃO

Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias

Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos