A visão mais clara dos acontecimentos é aquela que vem do céu
"Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos. Ele os deixou passar fome e depois lhes deu para comer o maná, uma comida que nem vocês nem os seus antepassados conheciam. Deus fez isso para que soubessem que o ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que o Senhor Deus diz" (Deuteronômio 8:2, 3 NTLH).
Os israelitas aprenderam algumas lições espirituais valiosas quando Deus lhes permitiu passar pela dificuldade de não ter onde morar, pela incerteza e pelo perigo. Suas dificuldades os deixaram mais humildes (Deuteronômio 8:1-18).
Eles aprenderam que Deus os proveria com o necessário. Quando tiveram fome, Ele lhes deu o maná. Quando tiveram sede, Ele lhes deu água de uma rocha. Deus lhes ensinou que, apesar dos momentos difíceis, Ele poderia lhe abençoar (v.1). Finalmente, os israelitas aprenderam que a adversidade não é um sinal de abandono. Moisés lembrou-lhes de que Deus os havia liderado por 40 anos no deserto (v.2).
Quando nos deparamos com momentos de desespero, podemos procurar lições espirituais dentro de nossas dificuldades — lições que podem nos ajudar a confiar naquele que faz todas as coisas cooperarem para o nosso bem e para a Sua glória "…todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…" —Rm 8:28
“Assim diz o Senhor:
Maldito o homem que confia no homem...”
Jr 17.5
Muitos advogam que o homem precisa ter autoconfiança. Aliás, hoje, os pregoeiros da autoajuda ganham cada vez mais a mente e o coração dos crédulos e incautos. A mensagem é a seguinte: “Confie em você. Descubra o seu potencial. Veja o quanto você é capaz. Você pode, sim. Olhe para dentro de você, e, então descobrirá que o poder para vencer está dentro de você”. Entretanto, a Bíblia condena a confiança cujo objeto da mesma seja o próprio homem.
"Se você pensa que tudo o que faz é certo, lembre que o Senhor julga as suas intenções.Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade. Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus, o Senhor" (Provérbios 21:2, 5, 31 NTLH).
Quando confiamos na força de nosso braço somos levados para longe do Senhor. Aquele que confia no homem em vez de confiar em Deus é maldito. Quem tem sido o alvo de sua confiança? A maldição de confiar em nós mesmos, porém, tem cura. Basta mudarmos o foco da nossa confiança, pois está escrito: “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jr. 17. 7). Coloque a sua confiança no Senhor.
Fontes: Pão Diário, Cada Dia
Comentários
Postar um comentário